Contribuições Brasileiras na Composição para Violino, Viola e Viola Pomposa
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v12i2.34377Palavras-chave:
Música, Musicologia histórica, ComposiçãoResumo
A história do violino é notoriamente ligada ao Brasil no desenvolvimento organológico do arco. Para ampliar o panorama das contribuições originais brasileiras também no repertório, notáveis composições podem ser agrupadas em três fases cronológicas a partir do século XX: (1) inovação técnica, (2) caracterização de estilo, (3) expansão técnica. Na parte técnica, Flausino Vale foi um dos primeiros a registrar o uso de sotto le corde, e novos autores, como Crowl, Paulinyi e Carvalho, buscam diferentes combinações de harmonia, timbre e disposição espacial. Na caracterização estilística, Villa-Lobos, Guarnieri, Lacerda, Guerra-Peixe, Mahle e Santoro protagonizaram forte embate ideológico, resultando num cenário atual que Prado denominou de "linguagem múltipla".Downloads
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Publicado
2012-05-17
Edição
Seção
Artigos