Música híbrida na Amazônia: peculiaridades do punk rock em Belém do Pará

Autores

  • Keila Michelle Silva Monteiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v14i1.34400

Palavras-chave:

Música urbana, Amazônia, punk rock

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa em andamento na qual se busca perceber a hibridação como algo presente nas composições de bandas de punk rock na região amazônica, visto que este subgênero do rock se faz presente desde o início dos anos 80 em Belém do Pará. As bandas punks compõem um universo cultural híbrido propício para que se busque suas perspectivas epistêmicas, seu diálogo com outras culturas numa visão inter e transdisciplinar. Investigar os diálogos possíveis entre os saberes da região e de localidades externas, inclusive dos países que geraram esse estilo musical, que permeiam a cultura das bandas punks em Belém de modo a buscar suas interfaces epistêmicas é um incentivo à pesquisa de música urbana na região, sendo que cada gênero ou subgênero musical guarda suas particularidades da região e de outras localidades.

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Biografia do Autor

Keila Michelle Silva Monteiro, Universidade Federal do Pará

Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará; licenciada em Música e Letras-Português-Inglês, professora de música pela Secretaria Municipal de Educação

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Publicado

2020-07-31

Edição

Seção

Artigos