Uma abrangência tipológica de elementos da música popular brasileira no Chôros Nº 10, de Heitor Villa-Lobos
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v13i2.34403Palavras-chave:
Villa-Lobos, Diálogos Culturais, Música Popular, Processos ComposicionaisResumo
Este artigo pretende identificar, dentro da obra Chôros Nº 10, para orquestra e coro misto (1926), de Heitor Villa-Lobos, os tipos de elementos da música popular brasileira usados, e como os mesmos se dispõem, organizam e interagem, procurando demonstrar a relevância desses elementos no processo de criação do compositor. Na literatura musicológica ainda há muito espaço para se discutir sobre a amplitude da influência das manifestações populares na obra de Villa-Lobos. Este artigo, portanto, pretende servir como incentivo e desafio para que mais e mais se escreva sobre um assunto complexo e cativante: a música popular e sua simbiose com a música erudita.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-02
Edição
Seção
Artigos