Preferências na Música Popular e suas Implicações para a Aprendizagem Musical
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v13i1.34411Resumo
As preferências musicais são construídas nas práticas socioculturais e os significados que os indivíduos dão à música e às suas práticas emergem em diversas vias. Neste cenário, a música popular (MP) é, de forma abrangente, a mais experienciada. Este artigo trata das preferências na MP e suas implicações para a educação musical tendo como referência dados coletados em uma pesquisa que buscou investigar as caracterizações presentes na relação MP e fãs de estilos específicos, considerando as práticas auditivas como o campo de interesse principal. A ideia de considerar cada indivíduo como ‘fã’ foi potencialmente planejada para revelar nas preferências, tanto os significados que emergem nas vivências musicais (Green, 1997; 2006), quando as dimensões dessas vivências (Grossi, 2007). Foram realizadas entrevistas junto a 61 pessoas residentes no Distrito Federal, de idades e profissões variadas, para conhecer: os tipos de música preferidos e motivos da preferência, significados atribuídos, estilos rejeitados e motivos da rejeição, vivências auditivas e ideias gerais sobre aula de música. Alguns dos resultados mostraram tanto que os motivos para as preferências, quanto que as situações da audição, apontam mais para a relevância dos delineamentos em torno da MP que propriamente dos elementos intrínsecos da música – fãs falam sobre sonoridades, bandas, letras, ambientes, e dão indicações sobre identidades. Há similaridade nas respostas dos indivíduos que preferem o mesmo estilo. A forma de aprender os estilos preferidos se aproxima aos da vivência informal na cultura.Downloads
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Publicado
2014-01-30
Edição
Seção
Artigos