As formas neobarrocas e neoclássicas nas Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v14i1.36031

Palavras-chave:

Villa-Lobos, Bachianas, Neoclassicismo, Música Brasileira

Resumo

As Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa-Lobos, constituem uma das mais famosas séries composicionais do célebre compositor carioca de música erudita. Inseridas em uma fase villa-lobiana que pode ser considerada neoclássica – no sentido de primar para realização de obras musicais bem apoiadas em formas musicais bem definidas, sejam barrocas ou neoclássicas – esta série constitui uma oportunidade exemplar para falar de formas musicais como a das fugas. O objetivo do artigo é simultaneamente apresentar a série das bachianas e algumas das formas por elas encaminhadas

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Biografia do Autor

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor-Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História. Professor-Permanente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. Doutor em História pela UFF.

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Publicado

2020-07-31

Edição

Seção

Artigos