Tempo e Expectativa em Música Popular: duas obras, duas origens

Autores

  • Ataualba Meirelles UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v15i2.46702

Resumo

O presente artigo aborda o processo composicional utilizado na canção Fé na Santa Sagrada Escritura, de Xangai (Eugênio Avelino) e Antônio Carlos M. Pinto, e na música instrumental Francamente #2, de Ataualba Meirelles. A primeira, música regionalista vinda da cultura popular; a segunda, vinda do fusion, numa mistura do jazz com a música popular brasileira; ambas concebidas na segunda metade do século XX. A abordagem dá enfoque a expectativas decorrentes de irregularidades na métrica e nos padrões de compasso. Apesar de ambas as composições apresentarem irregularidades temporais, as origens desses processos vêm de fontes distintas: uma da cultura popular, outra da academia. Iniciamos com uma explanação sobre a questão do tempo na música, para em seguida tecer uma análise abordando esse aspecto nas obras supracitadas.

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos