Interseções da música cênica, da voz e da percussão múltipla: um olhar nas obras Toucher (Vinko Globokar), Mitos Brasileiros (Ney Rosauro) e A Dois (Tim Rescala)
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v15i2.46963Resumo
Esse artigo aborda uma breve introdução sobre as inovações que o século XX reservou para a cena percussiva. Dentre essas inovações, estão: o advento da percussão múltipla, a música cênica para percussão e a utilização da voz, dentre outras. Essas inovações foram influenciadas pelas vanguardas artísticas, experiências que redefiniram a atuação e as possibilidades musicais e cênicas do músico percussionista. Esses aspectos são aqui discutidos a partir de uma breve exemplificação das obras Toucher (1973) de Vinko Globokar, Mitos Brasileiros (1988) de Ney Rosauro e A Dois (1992) de Tim Rescala. Nessas obras abordaremos as interseções entre a percussão múltipla, a utilização da voz e do elemento cênico. Nosso objetivo é estimular o performer percussionista a ampliar o repertório de escolhas performativas no processo de preparo da sua performance.