A IMAGEM DA PRINCESA E O LUGAR FEMININO NA SOCIEDADE

UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA SOBRE UMA ESCOLA DE ETIQUETA

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como ocorre a materialização dos discursos conforme sua ideologia na apresentação institucional da Escola de Princesas, escola de etiqueta voltada a jovens meninas e que constrói suas práticas a partir de imagens da realeza. A hipótese que orientou esse estudo, posteriormente confirmada, foi que, nessa autoapresentação, são mobilizados discursos contrários à emancipação feminina. Para a realização do trabalho, ancoramo-nos em teorias da Análise de Discurso Crítica (ADC), especialmente no arcabouço teórico-metodológico proposto por Chouliaraki e Fairclough (1999), de modo que as etapas de análise propostas pelos autores foram obedecidas para atingir nossos objetivos. Como os resultados sugerem, de fato, a forma com a qual as ordens dos discursos educacional, histórico, lúdico, machista, moral e ético são mobilizadas produz um efeito de romantizar e encobrir a problemática da repressão feminina na sociedade, exercendo um papel fundamental na manutenção de relações assimétricas de poder na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Drighetti

Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista CAPES. E-mail: brunodrighetti@ufu.br

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Drighetti, B. (2024). A IMAGEM DA PRINCESA E O LUGAR FEMININO NA SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA SOBRE UMA ESCOLA DE ETIQUETA. Inventário, (33), 236–259. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60664

Edição

Seção

Artigos