METÁFORA

COMPREENDA E CRESÇA COMO LEITOR DE CONTOS

Autores

  • Raimundo Farias de Lima Escola Superior Aberta do Brasil: Vila Velha-ES

Palavras-chave:

metáfora, conto, leitura, reading, metaphor, tale

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar, panoramicamente, um referencial teórico que problematiza a leitura como uma maneira de expandir conhecimentos, estimular a mente e explorar perspectivas enriquecedoras que podem proporcionar entretenimento, aprendizado e desenvolvimento pessoal e por ser fundamental para a comunicação, ao entendimento do mundo e ao crescimento intelectual. Além disso, evidencia-se que a leitura metafórica, quer seja de um diálogo ou de um conto, envolve a interpretação simbólica de elementos para além do significado literal. Assim sendo, este trabalho de pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, pretende enfatizar a importância do entendimento das metáforas presentes no conto “O primeiro beijo”, de Clarice Lispector, já que as metáforas em contos, muitas vezes, aprofundam a compreensão emocional ou temática, permitindo uma conexão mais profunda com o texto. Após as considerações teóricas, será apresentada uma proposta de atividade, focalizando o uso de metáforas no conto em questão. Quanto à estrutura, este artigo está organizado da seguinte forma: introdução/justificativa; referencial teórico; procedimentos metodológicos, referentes às três etapas de desenvolvimento da atividade sobre a compreensão das metáforas no conto supracitado; por fim, são apresentadas as considerações finais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Farias de Lima, Escola Superior Aberta do Brasil: Vila Velha-ES

Possui graduação em Letras pela Universidade da Amazônia (UNAMA), tendo concluído sua graduação em 2002. Em 2009, aprofundou sua formação ao se especializar em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela Faculdade Internacional de Curitiba (UNINTER), o que reforçou seu compromisso com as práticas pedagógicas inovadoras no ensino de línguas. Prosseguindo em sua busca por conhecimento, Raimundo realizou uma pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade e Tecnologia Darvin, concluída em 2011. Além disso, seu interesse contínuo pelo aperfeiçoamento acadêmico o conduziu ao mestrado pelo programa Mestrado Profissional (PROF LETRAS) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), no qual está engajado desde 2023.

Referências

BARBOSA, Begma Tavares. Letramento literário: sobre a formação escolar do leitor jovem. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 145-167. mar./ago. 2011.

BOSI, Alfredo (org.). O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CÂNDIDO,Antonio. O direito à literatura. In Vários escritos. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas cidades/Ouro sobre azul, 2004, p. 169-191.

CHAMBERS, Aidan. Dime: Los niños, la lectura y la conversación, Fondo de Cultura Económica de España, 2017.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 7ª reimpressão, - São Paulo: Contexto, 2018.

Dicionário online. Disponível em: https://www.dicio.com.br/narracao/. Acesso em: 29/11/2023.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GLADIS, Massini-Cagliari... [et al.]; Ensino de português e linguística: teoria e prática; organizado por António Suárez Abreu e Ana Carolina Sperança-Criscuolo. - São Paulo: Contexto, 2023.

GOTLIB, Nádia Batella. Teoria do conto. 8. ed. São Paulo: Editora Ática, 1998.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo 1. ed. - São Paulo: Ática, 2011.

KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda; MEDEIROS, Carlos. Metodologia da pesquisa: guia prático. Via Litterarum, 2010.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Metáforas do cotidiano. Belo Horizonte: ed. do autor, 1998.

SAMPIERI, Colado e Lúcio. Metodologia de Pesquisa, 5. ed. – Porto Alegre: Penso: 2013.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Lima, R. F. de . (2025). METÁFORA: COMPREENDA E CRESÇA COMO LEITOR DE CONTOS. Inventário, (35), 95–109. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62298

Edição

Seção

Artigos