ENSAIO SOBRE O COTIDIANO
DE MARÍLIA GARCIA A YASUJIRO OZU
Palavras-chave:
Cotidiano; delicadeza; Yasujiro Ozu; Marília Garcia; literatura; cinema, Everyday life; delicacy; Yasujiro Ozu; Marília Garcia; literature; cinema.Resumo
Este ensaio pretende investigar obras artísticas, como a literatura de Marília Garcia e de Virginia Woolf e os cinemas de Yasujiro Ozu, Jim Jarmusch e Hou Hsiao-hsien, que se debruçam sobre a banalidade da vida, a fim de teorizar o cotidiano. Nessas obras que retratam o infraordinário, como nomeia Georges Perec a vida pequena que não é noticiada ou propagandeada, percebe-se uma tentativa de revalorizar a sutileza e a delicadeza das experiências corriqueiras que têm se tornado invisíveis. Investiga-se também o aspecto da coleção e da repetição, como forma de se evitar o esquecimento de eventos sutis que, apesar de se reiterarem diuturnamente, podem ser ignorados e passar despercebidos. Atravessado pelo pensamento teórico de Georges Didi-Huberman, Denilson Lopes e Peter Pál Pelbart e em contraposição à monumentalidade da grande história, interessa-se como a vida anônima de homens comuns, com suas histórias medianas, nem épicas, nem trágicas, é retratada na literatura e no cinema.
Downloads
Referências
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CALVINO, Italo. Coleção de areia. Trad. Maurício Santana Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (1974-2004). Trad. Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Povos expostos, povos figurantes. Trad. Maria da Luz Correia. Vista. Lisboa, n. 1, p. 16-31, 2017. Disponível em: < https://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/2963>. Acesso em: 05 jul. 2024.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
GARCIA, Marília. Parque das ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018.
LIMA, Thiago Rodrigues. Formas intersticiais: a poética da impermanência em Yasujiro Ozu. Revista Entremeios. Rio de Janeiro, v. 14, p. 1-15, n. 1, jan-jun, 2018. Disponível em: <http://entremeios.com.puc-rio.br/media/LIMA,%20Thiago_Formas%20intersticiais.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2024.
LOPES, Denilson. O efeito Ozu. In: ______. No coração do mundo: paisagens transculturais. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2012. E-book.
LOPES, Denilson. A delicadeza: estética, experiência e paisagens. Brasília: Editora UnB; Finatec, 2007.
MONTEIRO, Hugo. A arte impura da citação: Jarmusch-Paterson-Derrida. Caderno de Literatura Comparada. Porto, n. 41, p. 213-236, 2019. Disponível em: < https://www.ilc-cadernos.com/index.php/cadernos/article/view/564>. Acesso em: 05 jul. 2024.
PELBART, Peter Pal. Como viver só. Catálogo da 27ª Bienal de São Paulo. Rio de Janeiro: Cobogó, 2008. p. 266-276.
PEREC, Georges. Aproximações do quê? Trad. Rodrigo Silva Ielpo. Alea: estudos neolatinos. Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 178-180, jan-jun, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/alea/a/gctzvY4kPBnC5fCc6vjZc4K/?lang=pt>. Acesso em: 05 jul. 2024.
RANCIÈRE, Jacques. As margens da ficção. Trad. Fernando Scheibe. São Paulo: Editora 34, 2021.
SCHWARZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Filmes
CAFÉ Lumière [Kōhī Jikō]. Direção de Hou Hsiao-hsien. Tóquio: Shochiku, 2003. 1 DVD (103 minutos), son., color.
ERA uma vez em Tóquio [Tōkyō Monogatari]. Direção de Yasujiro Ozu. Tóquio: Shochiku, 1953. 1 DVD (136 minutos), son., preto e branco.
PAI e filha [Banshun]. Direção de Yasujiro Ozu. Tóquio: Shochiku, 1949. 1 DVD (108 minutos), son., preto e branco.
PATERSON. Direção de Jim Jarmusch. Culver City; Nova York: Amazon Studios; Bleecker Street, 2016. 1 DVD (118 minutos), son., color.
TAMBÉM fomos felizes [Bakushū]. Direção de Yasujiro Ozu. Tóquio: Shochiku, 1951. 1 DVD (125 minutos), son., preto e branco.