Arquivos - Página 3
-
Revista Inventário 8a Ed.
n. 8 (2010)Quando assumimos a responsabilidade de integrar a Comissão Executiva da Revista Inventário, logo nos deparamos com obstáculos que iam desde entraves burocráticos à carência de informações. Diante desse cenário, resolvemos nos encarregar de mais uma tarefa: a de arrumar a casa.
No período de um ano, algumas reuniões foram feitas, nas quais deliberamos sobre uma série de soluções que visam evitar atrasos na publicação, além de manter a semestralidade da revista. Dentre essas soluções, as principais ampliam a responsabilidade do editor chefe e dos demais membros da Comissão Executiva, que só poderão se desvincular dos cargos assumidos após uma reunião de transição. Dessa forma, garante-se um suporte para que as gestões posteriores não sofram com atrasos provenientes da falta de informação.No decorrer desse processo, graças ao empenho dos integrantes dessa Comissão, recebemos vários artigos, dentre os quais 21 foram selecionados para compor a 8ª edição. Eis aí mais uma marca para a Inventário. Tais artigos, por sua vez, se destacaram devido ao cuidado com o qual foram produzidos, além de primarem pela qualidade atestada por um Conselho Editorial criterioso e de grande competência. Esta edição se destacou também pela heterogeneidade dos textos publicados, atendendo, portanto, aos diversos anseios das mais variadas áreas sobre a linguagem.
Assim, apresentamos a 8ª edição da Revista Inventário com a marca de 21 artigos publicados, além de deixarmos, como legado para as próximas comissões, a casa devidamente arrumada, como sempre deveria ser.
André Luiz Gaspari Madureira
Editor chefe -
Inventário
n. 7 (2010)Enfim... a sétima edição !
A Revista Inventário, publicação dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia (PPGLL/UFBA), chega à sua sétima edição. Além do prazer e satisfação, os membros integrantes da Comissão Executiva experimentam um alívio ao publicar mais um número da Inventário.
O alívio, como já assinalou Rerisson Araújo, em um editorial anterior desta revista, é um dos sentimentos experimentados pela Comissão Executiva cada vez que finalizamos uma edição.
A publicação da sétima edição da Revista Inventário é resultado de uma caminhada iniciada em agosto de 2008, quando foi composta a atual Comissão Executiva da revista. Ao longo da caminhada, superamos muitos obstáculos e, consequentemente, colecionamos algumas vitórias.
Somente para edição atual da Inventário, foram submetidos mais de 85 artigos. Isso contabilizando apenas os artigos enviados dentro do prazo estipulado. Essa vitória é decorrente da divulgação desta revista eletrônica entre os diversos programas de pós-graduação nas universidades e faculdades do Brasil. Um trabalho realizado tanto pela Comissão Executiva atual, como pelas comissões anteriores.
Ao final do processo seletivo desta publicação, apresentamos a vocês 16 artigos. Isso também é um marco. Pela primeira vez, a inventário expõe 16 artigos em um único número. Não adiantaremos nada sobre esses artigos. Deixaremos que vocês perambulem pelo sumário da Inventário, adentrem nos seus textos e vivenciem o prazer de lê-los e descobri-los, um a um.
Para finalizar, gostaríamos de agradecer à Coordenação do PPGLL pelo inestimável apoio e a todos os membros da Comissão Editorial e da Comissão Executiva pelo esforço coletivo para pôr mais um número desta revista eletrônica no ar.
Francineide Palmeira
Olivia Ribas
-
Inventário
n. 5 (2006)E finalmente é lançada a 5ª edição da Revista Inventário. (Ufa! Ênfase no "finalmente". Em negrito: Finalmente. Isso, agora sim).
Que rufem os tambores, então. Ou as caixas de som, que somos pós-modernos e virtuais. E já nascemos todos com kit multimídia...
Esperada ansiosamente desde que o número anterior foi ao ar, ainda em julho de 2005, a edição atual surge como um marco para todos do PPGLL. Um marco sim, por que não? Apesar de parecer não ter nada de muito especial, a não ser o nome, ela representa muito para nós.
Além do alívio que a Comissão Executiva sempre tem quando consegue pôr mais um número no ar, essa estreante nos palcos da web começa a delinear em nós um sentimento de continuidade, de superação de não sei que obstáculos que se interpõem, tornando-se uma prova de que, mesmo ainda jovem, muito jovem, a Revista Virtual dos estudantes do PPGLL veio para ficar. Para continuar. Mesmo que por um caminho de Drummond.
Se não atingiu ainda a maioridade, completando 18 anos de existência ou 18 números lançados (a idade de uma revista se conta em anos ou em edições?), a Inventário parece firmar os pés e mostrar um início de amadurecimento ou de auto-confiança. Não é mais uma tentativa de se construir uma periódico virtual (que pode morrer ainda no berço da 2ª ou 3ª edição), já merece esse mesmo nome. Consolida conquistas e abre caminho para uma 6ª edição que já promete novidades.
A rigor, ela seria apenas um apêndice da 4ª, porque apresenta os trabalhos que, por algum motivo, não puderam figurar no lançamento daquela. Mas ela mesma também possui os seus trunfos importantes:
- um deles é que, com a edição, ultrapassamos a marca de 50 textos publicados desde o 1º número. Uma grande conquista.
- outro é o aspecto de prata da casa que assumiu, por acaso e não por decisão.
- e um terceiro trunfo é idéia, ainda em elaboração, de um edição, em cd-rom, que reúna os cinco primeiros números da revista, criando um outro meio de divulgação. É trabalhar para ver.
Mas agora me finalizo, apenas dizendo que essa edição, especial, conta com um total de oito artigos, sendo três deles de um dossiê que reúne os premiados do II SePesq e ao qual ainda serão acrescidos outros textos.
Aproveitem as leituras.
Saudações virtuais.
Rerisson Cavalcante de Araújo -
Inventário
n. 4 (2005)Chegando à sua quarta edição, a revista eletrônica dos pós-graduandos do ILUFBA, Inventário, contabiliza um incremento significativo na quantidade de artigos e colaborações. Acreditamos que para esse aumento contribuiu tanto o trabalho de divulgação feito ao longo dos últimos dois anos pelas sucessivas Comissões Executivas, com o inestimável apoio da Coordenação do PPGLL, quanto a expansão da informática e da internet em nossas vidas cotidianas, em especial entre a comunidade universitária.
Muitos de nós conferem os e-mails praticamente enquanto escovam os dentes, marcando o início de uma rotina feita de variadas conexões com o computador e com a rede mundial de informações. Cada vez mais incorporamos o hábito de resolver burocracias e negócios através de sites especializados e, “enquanto isso”, lemos jornais e blogs, fazemos pesquisas acadêmicas, planejamos férias, etc, naturalizando o modo interativo e multifacetado de adquirir saberes a que o PC on-line dá acesso.
Adaptando-se a essa dinâmica, a revista Inventário adota, a partir de agora, um regime de atualização flexível. As duas edições anuais passam a constituir momentos programados para a divulgação ampliada da revista, tendo em vista estimular a leitura da mesma e o envio de novos artigos, que serão pendurados tão rapidamente quanto possível.
Merece também destaque, nesta edição, a expressiva quantidade de artigos que abordam temas da Lingüística, dois dos quais dedicados aos fenômenos da linguagem que se observam, justamente, nos textos veiculados através da internet.
À diversidade de idéias e perspectivas que tem caracterizado nossa revista, a Inventário articula agora a agilidade requerida pelo universo hipertextual, buscando consolidar este espaço dedicado ao intercâmbio dos conhecimentos produzidos na área de Letras. Boas leituras!
Jesiel Oliveira Filho
Editor -
Inventário
n. 3 (2004)EDICOLA ELETRÔNICA
Tomando emprestado o título de uma das quinze obras da artista plástica Silva Felci - Edicola azzurronero - que enriquecem essa edição da revista, chamou-se o editorial de Edicola Eletrônica. Edicola vem do latim aedicula (pequeno templo) e possui, em língua italiana, dois significados: chamava-se, antigamente, edicola uma pequena construção que continha uma estátua ou uma imagem sacra; em seguida, passou a significar um quiosque utilizado para vender jornais e similares. Além disso, segundo os verbetes do Dicionário Houaiss (2001, p. 1099), edícula possui, em língua portuguesa, dois significados: 1. pequena casa; 2. nicho para colocar imagem de santo; oratório; de acordo com a etimologia latina, o significado primitivo do vocábulo era: lar, local onde se acende um fogo, uma lareira. Hoje, poderíamos ainda, acrescentar um terceiro uso do significante edicola: quiosque virtual para a divulgação e venda de revistas, de livros através do meio eletrônico, ou seja, remete-se a uma edícula eletrônica. Exatamente essa é a definição e o propósito da revista dos estudantes do programa de pós-graduação da Ufba, Inventário. A revista, desde o seu surgimento, em setembro de 2003, visa a tornar públicas e difundir, nacional e internacionalmente, graças à acessibilidade e ubiqüidade do meio eletrônico, as pesquisas desenvolvidas por vários grupos e a efervescência intelectual que anima os programas de pós-graduação das universidades brasileiras, bem como estrangeiras, relacionadas com as áreas de letras, ciências humanas e afins.
Os dois primeiros números, cada um possuindo um Conselho Executivo rotativo, caracterizaram-se pela prevalência de artigos e dossiês referentes aos estudos culturais e associados à memória cultural brasileira. Neste número, tentou-se dar uma atenção maior às pesquisas da área de lingüística histórica, contemporânea e aplicada. Três dos cinco artigos dizem respeito a questões debatidas no âmbito da lingüística contemporânea: fonética e fonologia (Vera Pacheco /IEL/Unicamp), gramaticalização (Raquel Meister Ko. Freitag /PPGL/UFSC) e tradução intersemiótica (Sergio Romanelli /PPGLL/Ufba); e dois outros se relacionam a assuntos associados com os estudos literários: a memória cultural (Alexandra Santos Pinheiro/ IEL/Unicamp) e gênero e identidade (Íris de Carvalho Sá Hoisel/ PPGLL/Ufba).
O numero três, por sua vez, dá continuidade a uma tradição editorial iniciada no número dois da revista - com a publicação do dossiê Caetano Velloso organizado pela Prof.a Dr.a Eneida Leal Cunha (PPGLL/Ufba) - apresentando o dossiê De teorias contemporâneas da lingüística para a historia da língua portuguesa, organizado pela Prof.a Dr.a Rosa Virginia Rosa Barreto de Mattos Oliveira e Silva (PPGLL/Ufba). Neste segmento, estão reunidos oito artigos, resultantes de alentadas monografias referentes às disciplinas que a professora ministrou, no segundo semestre de 2003, nomeadamente, Seminários Avançados III (LET 678) e A língua portuguesa das origens ao período arcaico (LET 666).
Com o intuito de tornar essa edicola sempre mais atualizada, não somente no que diz respeito aos debates da cultura acadêmica contemporânea, mas também aos critérios estéticos próprios aos novos templos do sagrado mundo da Web, tomou-se a iniciativa de oferecer aos nossos leitores uma apresentação gráfica do referido site, completamente renovada.
Agradecendo, finalmente, a todos os membros do Conselho Executivo, do Conselho Editorial, bem como a todos os autores, à artista plástica, Silva Felci, ao web designer, Gilmário Nogueira, e a todos os outros colaboradores, tem-se a certeza de ter entregado à grande edícula eletrônica um produto de qualidade e representativo dos debates culturais da academia brasileira. Convidam-se então todos os leitores a acessarem nosso templo, com entusiasmo, interesse, fervor herético e crítico.
Sergio Romanelli
Editor
-
Inventário
n. 2 (2004)É com grande satisfação que disponibilizamos este segundo número de Inventário, revista especializada em divulgar a produção científica de estudantes de pós-graduação de universidades do Brasil e do mundo. Inventário, lançada em agosto de 2003 pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBA, conta com um conselho editorial formado por professores de diversas instituições universitárias e seus artigos abrangem as áreas de conhecimento às quais seus autores se vinculam.
Este segundo número apresenta três artigos de estudantes de instituições universitárias brasileiras e quatro artigos que compõem o "Dossiê Caetano Veloso". Este último é um produto da Disciplina Estudos Culturais, ministrada na UFBA, no primeiro semestre de 2002, pela Profª Drª Eneida Leal Cunha.
Contamos também com a participação de artigos de estudantes de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade do Quebec em Montreal (UQAM), Quebec, Canadá. São artigos oriundos do Seminário "Biografia e imaginário do arquivo", ministrado pelo Prof. Dr. Bernard Andrès, Titular do Departamento de Estudos Literários da UQAM, no semestre de outono 2003. Este dossiê vem confirmar a nossa linha editorial ao promover a interação com estudantes de pós-graduação brasileiros e do exterior através da apresentação de trabalhos de reconhecida qualidade acadêmica.
O número 02 de Inventário é completado com a apresentação de resenhas de professores e estudantes de Pós-Graduação.
Os editores e os conselheiros agradecem a todos que colaboraram com esta edição e, desde já, colocamo-nos disponíveis às sugestões, tendo sempre em vista a melhoria da qualidade de Inventário.
Vilma Mota Quintela
Editora do número 02
Abril de 2004
-
Inventário
n. 1 (2003)É com grande prazer e satisfação que apresento o número 01 de Inventário - Revista dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da Universidade Federal da Bahia (PPGLL/UFBA). Inventário é uma iniciativa dos estudantes do PPGLL, com o apoio da Coordenação do Programa. Inventário se destina a publicar exclusivamente artigos de estudantes de Cursos de Pós-Graduação em Letras, Artes e Ciências Humanas e Sociais, matriculados em instituições nacionais e estrangeiras de reconhecido mérito acadêmico, oferecendo mais um espaço de difusão e discussão da produção acadêmica discente.Com o objetivo de assegurar a excelência de nossa publicação, todos os artigos apresentados são analisados por uma Comissão Editorial composta por professores e pesquisadores de diversas universidades e instituições de pesquisa brasileiras. A Comissão Executiva, integrada por estudantes do PPGLL/UFBA, responsabiliza-se pelo trabalho de encaminhamento dos artigos aos pareceristas e pela montagem da revista de acordo com os critérios de publicação adotados.
Nossa proposta passa ainda pela valorização de todo o processo de publicação de um periódico, capacitando-nos para as diferentes atividades que a vida acadêmica nos impõe. Dentro desta perspectiva, a preparação dos números semestrais de Inventário fica sob a responsabilidade de um(a) editor(a) rotativo(a).
Ao escolher a via da publicação eletrônica, procuramos não só valorizar este meio junto à comunidade acadêmica, como também oferecer a possibilidade de uma maior difusão de nossas reflexões e pesquisas vez que a internet tem se revelado um meio importante para a propagação de saberes no mundo atual.
Aproveito a ocasião para agradecer a todos os membros da Comissão Editorial e da Comissão Executiva pelo esforço coletivo em colocar à disposição de todos os leitores "virtuais" o resultado de nosso trabalho em conjunto.
Sérgio Barbosa de Cerqueda
Editor do número 01