Negacionismo climático e os interesses do capital
reflexões sobre o projeto obscurantista e a atuação dos intelectuais
DOI:
https://doi.org/10.9771/pcr.v18i3.67329Palavras-chave:
Crise climática, Obscurantismo, Neoliberalismo, Educação escolarResumo
O presente trabalho analisa como as mudanças climáticas antropogênicas estão diretamente relacionadas as contradições presentes no modo de produção capitalista, destacando o papel da ideologia neoliberal e dos intelectuais orgânicos ao capital na ocultação dessa problemática. Argumenta-se que um projeto obscurantista, sustentado por pseudociências e falta de rigor ético e científico, busca minar a credibilidade do conhecimento científico contribuindo para a inércia social frente à crise ambiental. Com base nos escritos e estratégias de atuação de Gramsci, discute-se a função dos intelectuais na disputa pela hegemonia. Conclui-se que o enfrentamento ao obscurantismo exige uma crítica estrutural ao capitalismo e a construção de alternativas político-pedagógicas emancipatórias.
Downloads
Referências
ALVES, Cintia. Como a Alvarez & Marsal, que vai gerir a crise em Porto Alegre, capitaliza com desordens e tragédias naturais. Jornal GGN. Disponível em: https://jornalggn.com.br/noticia/como-alvarez-marsal-capitaliza-com-desordens-e-tragedias-naturais/. Acesso em: 07 maio 2025.
ARAÚJO, Nailsa Maria Souza; SILVA, Maria Das Graças E. O metabolismo social e sua ruptura no capitalismo: aspectos históricos e sua configuração na etapa da financeirização da natureza. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 13, n. 2, p. 151–173, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45306. Acesso em: 07 maio 2025.
DUARTE, Newton. O significado político da objetividade do conhecimento e de sua difusão: argumentos contra o negacionismo e o relativismo. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 14, n. 3, p. 55–72, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51490. Acesso em: 07 maio 2025.
DUARTE, Newton; MAZZEU, Francisco José Carvalho; DUARTE, Elaine Cristina Melo. O senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na educação brasileira. Revista online de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. esp. 1, p. 715–736, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6377/637766275004/html/. Acesso em: 07 maio 2025.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Volume I. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Volume II; edição e tradução, Carlos
Nelson Coutinho; Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GUIMARÃES, Cátia Corrêa. Negacionismo científico: do debate epistemológico à luta de classes. Trabalho, Educação e Saúde, v. 20, p. 1-7, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/gvsVShLTgWMXgC9CymjcPJv/?lang=pt. Acesso em: 07 maio 2025.
HARVEY, David. 17 contradições e o fim do capítalismo. São Paulo, SP: Boitempo, 2022.
HENTGES, Cristiano Roberto; ARAÚJO, Aldo Mellender De. Uma abordagem histórico-crítica do Design Inteligente e sua chegada ao Brasil. Filosofia e História da Biologia, v. 15, n. 1, p. 01–19, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/fhb/article/view/fhb-v15-n1-01. Acesso em: 07 maio 2025.
LÖWY, Michael. Treze teses sobre a catástrofe ecológica iminente. A Terra é Redonda. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/treze-teses-sobre-a-catastrofe-ecologica-iminente/. Acesso em: 07 maio 2025.
LÖWY, Michael. Ecossocialismo: o que é, por que precisamos dele, como chegar lá. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 13, n. 2, p. 471–482, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45816. Acesso em: 07 maio 2025.
MATOSO, Camila. Bolsonaro cogita professor que nega aquecimento global para Meio Ambiente - Painel. Folha de São Paulo. Disponível em: https://painel.blogfolha.uol.com.br/2018/12/06/bolsonaro-cogita-professor-que-nega-aquecimento-global-para-meio-ambiente/. Acesso em: 07 maio 2025.
MELLO, Antonio. Por que Zuckerberg e outros bilionários estão construindo bunkers? O que sabem? O que temem? Fórum. Disponível em: https://revistaforum.com.br/global/2023/12/22/por-que-zuckerberg-outros-bilionarios-esto-construindo-bunkers-que-sabem-que-temem-149952.html. Acesso em: 07 maio 2025.
MIGUEL, Jean. Negacionismo climático no Brasil. Coletiva, Dossiê 27, Crise climática, 2020. Disponível em: https://www.coletiva.org/dossie-emergencia-climatica-n27-artigo-negacionismo-climatico-no-brasil. Acesso em: 07 maio 2025.
MIGUEL, Jean. A “meada” do negacionismo climático e o impedimento da governamentalização ambiental no Brasil. Sociedade e Estado, v. 37, n. 1, p. 293–315, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/wCDHY4RdNWSBZC5m6Q7fpBx/?lang=pt. Acesso em: 07 maio 2025.
PICOLI, Bruno Antonio; CHITOLINA, Vanessa; GUIMARÃES, Roberta. Revisionismo histórico e educação para a barbárie: A verdade da “Brasil Paralelo”. Revista UFG, v. 20, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/64896. Acesso em: 07 maio 2025.
PONTES, Nádia; SOARES, Gisele; GERAQUE, Eduardo. Ricardo Felício, professor negacionista, ausente e midiático. DW Brasil. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/ricardo-fel%C3%ADcio-professor-negacionista-ausente-e-midi%C3%A1tico/a-66074650. Acesso em: 07 maio 2025.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11a. ed. rev. Campinas-SP: Editora Autores Associados, 2011.
SCHLESENER, Anita Helena. Hegemonia, intelectuais e educação nos escritos
de Gramsci. Ponta Grossa, PR: Uepg, 2024. E-Book.
TOITIO, Rafael. “Ideologia de gênero” e “marxismo cultural” nas taras presidenciais: Marxismo e feminismo na “cena” política brasileira. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, v. 3, n. 10, p. 80–108, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/10918. Acesso em: 07 maio 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Políticas Culturais em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.