Desafios de Crescimento em Startups: Estudo de Caso em uma Organização de Educação Digital

Autores/as

  • Camilla Araújo Amaral Duarte Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) https://orcid.org/0000-0002-8158-1964
  • Vanessa Godeiro Chaves Carlos Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)
  • Luciana Batista Sales Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) https://orcid.org/0000-0003-2748-6293
  • Adriana Martins de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0001-5091-2671
  • Jocykleber Meireles de Souza Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v18i1.59058

Palabras clave:

Desenvolvimento organizacional, Desafios de crescimento, Startups

Resumen

O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores de desenvolvimento e os desafios de crescimento de uma Startup de educação digital do estado do Rio Grande do Norte. Para isso, foi realizado um estudo de caso por meio de uma entrevista semiestruturada com o gerente administrativo da organização em foco. Após a transcrição das entrevistas, os dados primários foram importados para o software ATLAS.ti 22. Em seguida, os códigos foram definidos, categorizados e as redes elaboradas. Os resultados mostraram a Startup como promissora diante da mudança do cenário educacional após a pandemia da covid-19. No entanto, também se identificou a presença de fatores adversos ao desenvolvimento organizacional, tais como: dificuldades de acesso às agências de fomento; falhas na divulgação e implementação das políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo; falta de networking; ausência de investimento externo; escassez de linhas específicas de crédito bancário para o setor. Observou-se que o contexto pandêmico e a ineficiência dos órgãos governamentais, no que se refere aos incentivos públicos ao empreendedorismo inovador, afetaram negativamente a escalabilidade e o crescimento organizacional. Conclui-se, com este estudo, que a Startup analisada busca atender às demandas do seu público-alvo, mas depende do fortalecimento de redes de apoio para expandir o seu negócio, diante dos desafios enfrentados durante o período pandêmico.

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Biografía del autor/a

Vanessa Godeiro Chaves Carlos, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Bacharel em Direito (Universidade Potiguar), Graduada em Ciências Contábeis (Universidade Federal Rural do Semiárido).

Luciana Batista Sales, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Doutora em Administração Estratégica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Gestão Financeira e Bacharel em Ciência Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba.

Adriana Martins de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR, 2015). Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UnP, 2008). Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, 2001). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN-1997).

Jocykleber Meireles de Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Mestrado na mesma área pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rio Grande do Norte (2019). Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado

2024-04-27

Cómo citar

Araújo Amaral Duarte, C., Godeiro Chaves Carlos, V., Batista Sales, L. ., Martins de Oliveira, A. ., & Meireles de Souza, J. (2024). Desafios de Crescimento em Startups: Estudo de Caso em uma Organização de Educação Digital. Revista De Contabilidade Da UFBA, 18(1), e2405. https://doi.org/10.9771/rcufba.v18i1.59058