PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: O PERFIL DAS AUTORIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES EM PERIÓDICOS NACIONAIS (2000-2009)
Keywords:
Comunicação Científica. Pesquisa em Contabilidade. Autoria Múltipla.Abstract
O objetivo da investigação foi descrever o perfil das autorias da produção docente em periódicos nacionais dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis – PPGCC. A janela temporal de 10 anos entre 2000 a 2009 foi escolhida para a análise de 27 periódicos. Um banco de dados foi criado fundamentado na metodologia de WOOD et al. (2009). Posteriormente, foi realizada análise descritiva da amostra de 1.175 artigos disponibilizados em periódicos nacionais de acesso aberto. Observou-se que o ranking geral dos PPGCC indica que o programa da USP é o que mais se destacou em 10 anos. As autorias estão relacionadas com número de docentes de tempo integral e existência de concentração, aproximadamente, de 80% da produção científica dos programas de pós-graduação em ciências contábeis na região sul e sudeste. As pesquisas são, principalmente, da área de contabilidade financeira e a maior parte das autorias dos artigos é em colaboração múltipla. A formação docente principal é contabilidade e controladoria.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Ponto de Acesso adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Por meio desta licença, os autores retêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado pode ser compartilhado e adaptado por terceiros para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja dada a devida atribuição de autoria, incluindo menção à publicação inicial nesta revista e indicação de eventuais alterações. Esta licença preserva a integridade dos trabalhos em ambiente de acesso aberto, assegurando o reconhecimento adequado da autoria e da publicação original. Ao submeterem trabalhos à Ponto de Acesso, os autores concordam expressamente com estes termos de licenciamento.