SERVIÇOS DA BIBLIOTECA NA WEB 2.0: um estudo de caso dos tutoriais em vídeo da Universidade de Caxias do Sul no site YouTube.com
Palavras-chave:
Tutoriais em vídeo. Web. 2.0. YouTube. Biblioteca universitária. Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul.Resumo
Neste estudo de caso são apresentados os principais processos envolvidos na disponibilização de tutoriais em formato de vídeo pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul. Apresentam-se as vantagens dos tutoriais em vídeo, tais como a autonomia fornecida por estes aos usuários e as decorrentes alterações nos treinamentos realizados pela biblioteca. Valendo-se de embasamentos teóricos, são discutidos os detalhes envolvidos no processo de formulação dos tutoriais, a edição dos vídeos e a disponibilização na web. Os autores elucidam os motivos que os levaram a escolher o software Camtasia Studio para a edição dos tutoriais, bem como a decisão de disponibilizá-los no site de compartilhamento de vídeos YouTube. São listados os tutoriais já disponibilizados na web e relatados os impactos e a mudança na imagem da biblioteca junto à comunidade acadêmica, obtidos a partir da implementação deste novo serviço.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Ponto de Acesso adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Por meio desta licença, os autores retêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado pode ser compartilhado e adaptado por terceiros para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja dada a devida atribuição de autoria, incluindo menção à publicação inicial nesta revista e indicação de eventuais alterações. Esta licença preserva a integridade dos trabalhos em ambiente de acesso aberto, assegurando o reconhecimento adequado da autoria e da publicação original. Ao submeterem trabalhos à Ponto de Acesso, os autores concordam expressamente com estes termos de licenciamento.