ACESSO ABERTO: UMA NOVA POSSIBILIDADE DE MONITORAR E AVALIAR O FLUXO E O IMPACTO DA CIÊNCIA
Palabras clave:
Acesso Aberto, Repositório Institucional, Avaliação da Ciência, Impacto Social.Resumen
Este artigo propõe a reflexão sobre como o Acesso Aberto e uma das principais estratégias para sua implantação, os Repositórios Institucionais, podem contribuir para o debate acerca dos modelos alternativos de monitoramento e avaliação da ciência e tecnologia e seu impacto para a sociedade. A comunidade científica tem criticado o uso de indicadores quantitativos como parâmetros de qualidade, gerando distorções na avaliação da pesquisa e do ensino. Algumas destas distorções se devem ao conjunto de periódicos selecionados para indexação pelos índices globais, utilizados como fonte primária na geração de indicadores e rankings. Neste cenário as instituições de pesquisa e ensino estão conformando uma nova infraestrutura de informação, resultado da implantação de repositórios institucionais que possibilita a gestão da sua produção científica e tecnológica. Torna-se urgente o aperfeiçoamento dos instrumentos contemporâneos de acompanhamento e avaliação da produção em Ciência, Tecnologia e Inovação considerando seu impacto na sociedade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Ponto de Acesso adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Por meio desta licença, os autores retêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado pode ser compartilhado e adaptado por terceiros para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja dada a devida atribuição de autoria, incluindo menção à publicação inicial nesta revista e indicação de eventuais alterações. Esta licença preserva a integridade dos trabalhos em ambiente de acesso aberto, assegurando o reconhecimento adequado da autoria e da publicação original. Ao submeterem trabalhos à Ponto de Acesso, os autores concordam expressamente com estes termos de licenciamento.