REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARQUIVÍSTICAS EM DISSERTAÇÕES E TESES COM TEMÁTICAS RELACIONADAS AOS ARQUIVOS E À ARQUIVOLOGIA (2006–2008)
Palabras clave:
1. Arquivologia. 2. Produção científica arquivística. 3. Bibliografia arquivística.Resumen
Este trabalho atualizou os resultados de uma tese sobre as interlocuções entre a Arquivologia mundial e a nacional, a partir das tendências internacionais no desenvolvimento da área no Brasil. Mapeou, nas 49 dissertações e teses com temáticas arquivísticas, produzidas em 17 universidades e 26 programas de pós-graduação brasileiros, 899 referências bibliográficas arquivísticas, os autores e as obras de interesse direto da área, os países, períodos e idiomas de sua publicação. A partir da análise dessas referências, observou: a sua concentração na USP, UFMG e UnB e nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação; a predominância da sua publicação no Brasil, nos anos 1990 e em português. Há uma aproximação entre o número total de autores internacionais e nacionais mapeados, embora estes sutilmente se destaquem. As 30 maiores frequências de referências arquivísticas por autor e as 30 maiores frequências de obras citadas apontam a prevalência de brasileiros. O mapeamento desses indicadores, numa análise entrecruzada, reforça os movimentos das tendências internacionais em interlocução com a Arquivologia brasileira, que, embora conjugue diferentes tendências históricas internacionais, apresenta uma produção científica consolidada, fortemente comunicada a partir das referências a autores e obras nacionais citadas em dissertações e teses com temáticas na área.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Ponto de Acesso adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Por meio desta licença, os autores retêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado pode ser compartilhado e adaptado por terceiros para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja dada a devida atribuição de autoria, incluindo menção à publicação inicial nesta revista e indicação de eventuais alterações. Esta licença preserva a integridade dos trabalhos em ambiente de acesso aberto, assegurando o reconhecimento adequado da autoria e da publicação original. Ao submeterem trabalhos à Ponto de Acesso, os autores concordam expressamente com estes termos de licenciamento.