SOCIAL MEDIA MARKETING NAS BIBLIOTECAS ACADÉMICAS PORTUGUESAS
Mots-clés :
Social media marketing, profissionais da informação, bibliotecas académicas, PortugalRésumé
Apresentam-se as perceções dos profissionais da informação das bibliotecas académicas portuguesas face à adoção do conceito social media marketing. Os resultados foram obtidos, através da aplicação de um questionário online à Rede de Informação do Instituto Nacional de Estatística em Bibliotecas do Ensino Superior (Portugal). Conclui-se que apesar dos profissionais da informação reconhecerem o valor da participação das bibliotecas académicas na web social e da sua utilização visando o marketing, ainda são poucas as organizações que apresentam uma participação nas plataformas sociais, em concreto no facebook, com um ritmo de publicação regular, com regras de normas e estilos de utilização e que procedem à sua monitorização e avaliação. Conclui-se também que à estratégia de marketing carecem estudos de perfis dos utilizadores, incluindo a análise dos respetivos comportamentos informacionais, face a este contexto que se impõe na web social.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Ponto de Acesso adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Por meio desta licença, os autores retêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado pode ser compartilhado e adaptado por terceiros para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja dada a devida atribuição de autoria, incluindo menção à publicação inicial nesta revista e indicação de eventuais alterações. Esta licença preserva a integridade dos trabalhos em ambiente de acesso aberto, assegurando o reconhecimento adequado da autoria e da publicação original. Ao submeterem trabalhos à Ponto de Acesso, os autores concordam expressamente com estes termos de licenciamento.