A ANÁLISE CONTEXTUAL DE TAREFAS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ARQUIVÍSTICOS INFORMATIZADOS

Auteurs

  • Eliandro dos Santos Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Andre Zanki Cordenonsi
  • Daniel Flores

Mots-clés :

Gestão Eletrônicas de Documentos, Modelagem de Dados, Sistemas de Informação, Análise de Tarefas, Análise de Requisitos.

Résumé

Esse trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos, ressaltando as diferenças entre a modelagem feita por um Analista de Sistemas e por um Arquivista. O estudo de caso foi centrado no SIE (Sistema de Informações para o Ensino), mais especificamente tratando dos requisitos analisados quando da modelagem do MPCP(Módulo de Protocolo e Controle de Processos), sistema utilizado no DAG (Departamento de Arquivo Geral) da Universidade Federal de Santa Maria. Para tanto, utilizou-se da técnica de Análise de Tarefas que trata da informação de acordo com a visão do usuário. Assim observa-se que o MPCP/SIE não atinge pleno êxito, limitando o administrador a funções básicas. No modelo arquivístico, incluem-se as correspondências juntamente aos processos, permitindo um maior controle das informações no departamento e um melhor desempenho do sistema.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eliandro dos Santos Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente me direcionando para a linha de pesquisa de Gestão Eletrônica de Documentos, junto ao Curso.

Andre Zanki Cordenonsi

Professor do Departamento de Documentação da Universidade Federal de Santa Maria.

Daniel Flores

Professor do Departamento de Documentação da Universidade Federal de Santa Maria.

Téléchargements

Publiée

2008-09-03

Comment citer

Costa, E. dos S., Zanki Cordenonsi, A., & Flores, D. (2008). A ANÁLISE CONTEXTUAL DE TAREFAS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ARQUIVÍSTICOS INFORMATIZADOS. PontodeAcesso, 2(2), 113–126. Consulté à l’adresse https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/1779

Numéro

Rubrique

Artigos