O ESTUDO DA MEMÓRIA SOCIAL NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Um relato de experiência

Auteurs

  • Luis Fernando Herbert Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Priscila Chagas Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Andréa Reis da Silveira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcia Heloisa Tavares de Figueredo Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mots-clés :

Memória Social, Ciência da Informação, Experiência Didática, Educação, Era Digital,

Résumé

O presente trabalho apresenta um relato de experiência docente junto à disciplina Informação e Memória Social, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A disciplina é ofertada como matéria obrigatória no currículo do curso de graduação em Museologia e como eletiva nos currículos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e História da Arte. Com base nessa experiência didática no decorrer do semestre 2017/2, descrevem-se os principais autores e conceitos estudados, a sistemática das aulas e a metodologia de avaliação aplicada aos discentes. O conteúdo programático inclui referências sobre memória, esquecimento, memória neurofisiológica, falsas memórias, memória coletiva, memória social, memória e história, direito à memória, memória institucional, memória virtual, nostalgia e noções sobre a dimensão política da memória e o patrimônio, sempre tendo em vista o papel das práticas informacionais nos processos mnemônicos. A partir dessa experiência, são apresentadas formas de se trabalhar os autores e as teorias do campo de estudo em Memória Social na área da Ciência da Informação, de modo a evidenciar as suas principais contribuições para a área, sempre buscando uma abordagem pedagógica atualizada aos nativos da era digital.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luis Fernando Herbert Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando e mestre em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Bolsista CAPES.

Priscila Chagas Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP/UFPEL).

Andréa Reis da Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em História (PPGH/UDESC) e mestra em Patrimônio Cultural (PPGPPC/UFSM).

Marcia Heloisa Tavares de Figueredo Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFRGS. Mestra e doutora em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ).

Téléchargements

Publiée

2019-10-16

Comment citer

Massoni, L. F. H., Oliveira, P. C., Silveira, A. R. da, & Lima, M. H. T. de F. (2019). O ESTUDO DA MEMÓRIA SOCIAL NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Um relato de experiência. PontodeAcesso, 13(1), 193–209. Consulté à l’adresse https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/26107

Numéro

Rubrique

Relato de Experiência

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice