ARQUIVOS PESSOAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA PESQUISA: o caso do Arquivo Guilherme Figueiredo

Auteurs

  • Durval Vieira Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Márcia Valeria da Silva de Brito Costa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Marie Hélène de Carvalho Neves Ministério de Minas e Energia (MME)

Mots-clés :

Arquivo pessoal. Memória. Guilherme Figueiredo

Résumé

Objetiva revelar a potencialidade para pesquisa existente no Arquivo Guilherme Figueiredo, possibilitando reflexões e interligações entre documentos e memória. Propõe um estudo teórico e qualitativo, tendo a bibliografia de autores estudiosos da temática sobre arquivos pessoais como marco teórico. Utiliza a técnica descritiva para apresentação de alguns documentos e temáticas representadas no arquivo. Discute a relação do arquivo privado pessoal e sua formação e organização. Apresenta alguns documentos do arquivo, revelando possíveis relações de pesquisa e analisando alguns primeiros relacionamentos e resultados. Conclui que o arquivo pode revelar aspectos pouco abordados sobre as múltiplas visões sobre Guilherme Figueiredo, suas relações sociais e seu tempo, contextualizando e contrapondo fatos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Durval Vieira Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2005) e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2014). Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2016-).Atualmente é bibliotecário da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização do conhecimento, Memória e Arquivos pessoais, Recuperação da Informação e Gestão de bibliotecas.

Márcia Valeria da Silva de Brito Costa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1988), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ/IBICT (2001); especialista em Docência em Ensino Superior UNIRIO (1998) e Documentação e Informação CDC UFRJ/IBICT (1994). Atualmente é bibliotecária da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e diretora da Biblioteca Central. Foi Vice Presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias CBBU gestão 2008/2011e Diretora Financeira gestão 2014-2016. Membro dos Conselhos editoriais das Revistas Chronos: publicação cultural da UNIRIO, Revista Fio da Ação, e Revista Raizes e Rumos da UNIRIO. Secretária Geral do Conselho Estadual de Leitura do Rio de Janeiro - CONSEL(RJ). Docente convidada da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO na disciplina Estudo de usuários e Comunidades. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biociências da UNIRIO.

Marie Hélène de Carvalho Neves, Ministério de Minas e Energia (MME)

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Com experiência em organização de acervos particulares, pesquisa histórica em acervos raros e coleções especiais

Téléchargements

Publiée

2019-10-16

Comment citer

Pereira, D. V., Costa, M. V. da S. de B., & Neves, M. H. de C. (2019). ARQUIVOS PESSOAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA PESQUISA: o caso do Arquivo Guilherme Figueiredo. PontodeAcesso, 13(1), 171–192. Consulté à l’adresse https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/27540

Numéro

Rubrique

Artigos Nacionais