UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE CONCEITOS NAS CIÊNCIAS COGNITIVAS E NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Auteurs

  • Edna Gomes Pinheiro Universidade Federal da Paraíba
  • Alzira Karla Araújo da Silva Universidade Federal da Paraíba

Mots-clés :

Ciência da Informação, Ciência Cognitiva, Informação, Conhecimento,

Résumé

Ressalta a força da abordagem cognitiva sobre as estruturas do conhecimento e as suas interações na Ciência da informação, quando é percebida a importância da cognição humana para a otimização dos sistemas informacionais e dos processamentos de informação. Discute questões relacionadas a Ciência da Informação, alicerçadas na literatura, em relação aos conceitos de conhecimento e informação estabelecidos pelas abordagens cognitivas da primeira e da segunda cibernética, explicando as razões que subsidiam a definição desses conceitos, por que eles são apresentados dessa forma, no que diz respeito à forma como o indivíduo encontra subsídios para a resolução de problemas de necessidades de informação. Conclui que além das emoções, outros fatores se relacionam ao processo do conhecer, e que as abordagens cognitivas colaboram para que os autores da Ciência da Informação atribuam ao conhecimento e a informação, conceitos que considerem as relações entre sujeito, objeto e meio, possibilitando maior profundidade às pesquisas de necessidades informacionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Edna Gomes Pinheiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação (2008- ) Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação (2001) pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares (1987); e em Sistemas Automatizados de Informação em C&T (1993) pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Biblioteconomia (1977) pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Departamento de Ciência da Informação (1992-2001) da Universidade Federal do Ceará. Professora do Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba. Atua nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase nas seguintes temáticas: Biblioterapia. Práticas Discursivas, Práticas Informacionais e Práticas de Leitura. Representação da Informação. Bibliotecas Públicas e Escolares. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7223433849369850

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação (2003) e graduada em Biblioteconomia (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Professora assistente do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. 2a. Secretária do Conselho Regional de Biblioteconomia - 15a. Região. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento; periódicos científicos; tecnologia da informação e comunicação; biblioteca universitária, virtual e digital; leitura; prática informacional; cidadania; redes sociais. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9118083826048075

Téléchargements

Publiée

2009-12-22

Comment citer

Pinheiro, E. G., & Silva, A. K. A. da. (2009). UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE CONCEITOS NAS CIÊNCIAS COGNITIVAS E NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. PontodeAcesso, 3(3), 240–257. Consulté à l’adresse https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3581

Numéro

Rubrique

Artigos