DA CONCEPÇÃO AO PROJETO DE EXECUÇÃO: A GÊNESE DOCUMENTAL DOS ARQUIVOS DE ARQUITETURA

Auteurs

  • Claudio Muniz Viana Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mots-clés :

arquivos de arquitetura, gênese documental, acumulação documental, projeto de arquitetura

Résumé

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender como tem-se comportado os principais atores no que se refere a produção, acumulação e organização dos documentos arquitetônicos no Brasil, a saber, o arquiteto e o arquivista. Descreve as questões principais que envolvem a organização dos arquivos de arquitetura e o estado da arte atual. Dentre elas, os conceitos, a natureza dos documentos de arquitetura e suas diferenças e similitudes com os documentos cartográficos. Enfoca o projeto de arquitetura como processo essencial na produção e acumulação de documentos, além de expor sua estrutura, fases e documentos gráficos típicos. Por fim, descreve as peculiaridades desses arquivos e seus impactos sobre a produção documental e tratamento arquivístico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Claudio Muniz Viana, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2012), Especialista em Planejamento, Direção e Organização de Arquivos pela Universidade Federal Fluminense e Arquivo Nacional (2008), Arquivista do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Téléchargements

Publiée

2015-08-27

Comment citer

Viana, C. M. (2015). DA CONCEPÇÃO AO PROJETO DE EXECUÇÃO: A GÊNESE DOCUMENTAL DOS ARQUIVOS DE ARQUITETURA. PontodeAcesso, 9(2), 123–155. Consulté à l’adresse https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8328

Numéro

Rubrique

Artigos