BREVES REFLEXÕES SOBRE A LEITURA HIPERTEXTUAL NO CONTEXTO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
Palavras-chave:
Leitura Hipertextual. Biblioteca Escolar. BibliotecárioResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da biblioteca escolar no contexto da leitura hipertextual. O hipertexto relaciona-se a escrita e/ou leitura não linear e não hierarquizada que por meio de links permite o acesso a outros conteúdos, muitas vezes, externos ao texto original. A leitura hipertextual faz parte do cotidiano infantil, seja em livros infantis impressos, nos e-books, bem como, no próprio ambiente da Internet. Nesse sentido, buscou-se discutir o papel do bibliotecário que atua nestas instituições em relação à formação do pequeno leitor. Ainda que haja um distanciamento entre educador e bibliotecário, é inegável que essa parceria contribuirá, efetivamente, no incentivo a leitura, transformando leitores passivos em leitores críticos, capazes de conduzir e aproveitar a leitura, mesmo em situação de não-linearidade, inclusive com inúmeras atividades que podem ser desenvolvidas no ambiente da biblioteca escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Ponto de Acesso adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Por meio desta licença, os autores retêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado pode ser compartilhado e adaptado por terceiros para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja dada a devida atribuição de autoria, incluindo menção à publicação inicial nesta revista e indicação de eventuais alterações. Esta licença preserva a integridade dos trabalhos em ambiente de acesso aberto, assegurando o reconhecimento adequado da autoria e da publicação original. Ao submeterem trabalhos à Ponto de Acesso, os autores concordam expressamente com estes termos de licenciamento.