FALAS, SILÊNCIOS E IMAGENS: O CINEMA DE KIM KI-DUK
Palavras-chave:
Cinema, Kim Ki-duk, Fala, Imagem, SilêncioResumo
Propõe-se aqui um percurso de investigação sobre o enunciado oral, o silêncio e as imagens no cinema contemporâneo, tendo como motivação alguns filmes (Bad Guys, 2001, Primavera, verão, outono, inverno... e primavera, 2003, Casa vazia, 2004 e Time, 2006) de Kim Ki-duk, cineasta sul-coreano que vem sendo chamado de “cineasta do silêncio”. Pasolini, Deleuze, Santaella, Steiner e Sontag forneceram o embasamento teórico para entendimento da linguagem híbrida do cinema e do estatuto semiótico que recebem o enunciado oral e o silêncio, no contexto cinematográfico e das artes em geral. A observação dos filmes de Kiduk, como parte do novo cinema coreano, revela particularidades de uma estética em que a recusa da linguagem verbal e a afirmação do corpo ressoam demandas contemporâneas por novos modos de ver e ouvir no cinema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Ponto de Acesso adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Por meio desta licença, os autores retêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado pode ser compartilhado e adaptado por terceiros para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja dada a devida atribuição de autoria, incluindo menção à publicação inicial nesta revista e indicação de eventuais alterações. Esta licença preserva a integridade dos trabalhos em ambiente de acesso aberto, assegurando o reconhecimento adequado da autoria e da publicação original. Ao submeterem trabalhos à Ponto de Acesso, os autores concordam expressamente com estes termos de licenciamento.