Administração do desenvolvimento: percepções e perspectivas da comunidade científica da ANPAD

Autores

  • Elinaldo Leal Santos UESB-DCSA
  • Reginaldo Souza Santos EAUFBA-NPGA
  • Vitor Lélio Braga ESTGF-IPP/UTAD

Palavras-chave:

Administração do Desenvolvimento. Comunidade Científica. Bem-Estar Social.

Resumo

As discussões acerca da Administração do Desenvolvimento já datam de algumas décadas, se tomarmos como referência o discurso de posse de Harry Truman, presidente dos Estados Unidos da América, em 1949, quando, na ocasião, utilizou a expressão para dizer que se iniciava uma nova era no mundo – a era do desenvolvimento. Passadas algumas décadas após esse discurso, percebe-se, hoje, um esforço, por parte dos pesquisadores da área dos Estudos Críticos em Administração (ECA) e dos Estudos Críticos em Desenvolvimento (ECD), para retomar as questões intrínsecas do desenvolvimento, precisamente no que refere à sua gestão. Diante disso, este artigo tem como objetivo refletir sobre o que pensa, entende e espera a comunidade científica da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) a respeito do campo disciplinar da Administração do Desenvolvimento.  Para cumprir tal finalidade, desenvolvemos uma pesquisa exploratória com os participantes do XXXV Encontro Nacional da ANPAD (EnANPAD), realizado na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2011.  Com o auxílio de técnicas de estatística descritiva, concluímos que a Administração do Desenvolvimento constitui-se em um saber disperso e fragmentado que sobrevive em campos de conhecimento, cujo fenômeno do desenvolvimento é objeto de análise. Daí, a necessidade de um olhar epistemológico por parte da comunidade científica da administração sobre a temática da gestão do desenvolvimento.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elinaldo Leal Santos, UESB-DCSA

Doutorando em Administração (EAUFBA/UTAD), Mestre em Economia (UFBA), Bacharel em Administração (UESC) e Professor Assistente da UESB/DCSA. Membro do Grupo de Pesquisa Administração Política do Desenvolvimento. 

Reginaldo Souza Santos, EAUFBA-NPGA

Pós-doutor em Economia (UTL/ISEG), Doutor em Economia (Unicamp), Mestre em Administração (EBAPE/FGV), Bacharel em Administração (EAUFBA) e Professor Titular da EAUFBA. Membro do Grupo de Pesquisa Administração Política do Desenvolvimento

Vitor Lélio Braga, ESTGF-IPP/UTAD

[1]Doutor em Business Economics. Middlesex University Business School, Inglaterra, Mestre em Economia Industrial. Universidade do Minho, Licenciatura em Economia (UTAD), Professor Titular da ESTGF-IPP e Associado da UTAD-DESG. Membro do Grupo de Pesquisa Administração Política do Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2016-03-29

Como Citar

1.
Santos EL, Santos RS, Braga VL. Administração do desenvolvimento: percepções e perspectivas da comunidade científica da ANPAD. Organ. Soc. [Internet]. 29º de março de 2016 [citado 28º de novembro de 2025];23(77). Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12059

Edição

Seção

Artigos