O Organizar Inclusivo por Meio da Economia Criativa: O Projeto Fortaleza Cidade Criativa do Design da UNESCO

Autores

  • Rodrigo Ábnner Gonçalves Menezes Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Sílvia Rocha Ipiranga Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0001-8095-6800

Palavras-chave:

estratégia como prática, direção cultural, organizar para cidades inclusivas, economia criativa

Resumo

Um dos principais problemas que surgem ao discutir cidades no Brasil é como reduzir as desigualdades sociais para o desenvolvimento de cidades inclusivas em suas margens. Nesse contexto, a inclusão de Fortaleza como Cidade Criativa de Design pela UNESCO promove o desenvolvimento de práticas, analisadas neste estudo por meio da abordagem de estratégia como prática, com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais no contexto da organização da cidade. Este estudo levanta como principal questão: como esse projeto atua em termos de estratégias como práticas e seus efeitos no processo de organização para uma cidade mais inclusiva? O objetivo deste artigo é compreender a estratégia como prática do Projeto Fortaleza Cidade Criativa de Design da UNESCO e seus efeitos no processo de um organizar criativo para uma cidade mais inclusiva. O
método de pesquisa escolhido foi a Teoria Fundamentada (Grounded Theory), que considera que a análise é inseparável da etapa de coleta de dados. Os resultados mostram que o Projeto Fortaleza Cidade Criativa de Design da UNESCO foi desenvolvido com base em processos estratégicos orientados culturalmente. É evidente que esses processos foram fundamentados em práticas de cocriação entre os envolvidos, inseridos em uma ampla e diversificada rede de relações. Esses processos influenciaram a organização criativa urbana voltada para uma cidade mais inclusiva. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ábnner Gonçalves Menezes, Universidade Estadual do Ceará

 Doctor of Administration at the State University of Ceará (UECE), with a research period in Ireland. He is a researcher associated with the Research Group on Organizational Studies, Digital Technologies and Qualitative Research (EO-TEDPEQ) and the Organizational Studies on Cities Group (GEOC) of the UECE. He holds a public position as tenured professor at the Federal Institute of Ceará (IFCE) and is coordinator of the Administration course at the same institution. He has experience in the field of Administration, with an emphasis on Creative Economy and Creative Cities.

Ana Sílvia Rocha Ipiranga, Universidade Estadual do Ceará

 PhD in Work and Organizational Psychology (University of Bologna, Italy). Associate Professor in Organizational Studies at the Department of Administration and Postgraduate Program in Administration at the State University of Ceará (UECE). She completed a post-doctoral internship in Administration at EBAPE-FVG. Since 2008, she has been a CNPq Research Productivity Fellow.

Publicado

2025-09-14

Como Citar

1.
Menezes R Ábnner G, Ipiranga ASR. O Organizar Inclusivo por Meio da Economia Criativa: O Projeto Fortaleza Cidade Criativa do Design da UNESCO. Organ. Soc. [Internet]. 14º de setembro de 2025 [citado 28º de novembro de 2025];31(109). Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/48856

Edição

Seção

Artigos