O Empreendedorismo Cultural no Cinema no Discurso de Produtores de Cinema no Estado de Pernambuco, Brasil

Autores

Palavras-chave:

empreendedorismo cultural, produção fílmica, discurso, cinema

Resumo

O empreendedorismo cultural é um fenômeno que se manifesta nas peculiaridades culturais das atividades de produtores que impactam a criação de artefatos simbólicos de natureza artística, com repercussões que transcendem o tipo de produção previsto pelo modelo clássico de empreendedorismo. O presente estudo tem como objetivo compreender as dinâmicas do empreendedorismo cultural no ambiente de produção cinematográfica de Pernambuco, em conformidade com o circuito da cultura. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com produtores audiovisuais pernambucanos, e um marco explicativo foi criado com base no circuito da cultura. O corpus compreende uma série de entrevistas com seis cineastas locais, analisadas à luz da análise do discurso francesa. Os artefatos simbólicos configuram-se por meio da representação de identidades emergentes relacionadas a pólos que se situam fora do mainstream da produção de mídia de massa no Brasil. A produção cinematográfica em Pernambuco envolve empreendedorismo cultural, evidenciando a relevância da produção fílmica dessa região. A geração de capital social pelo empreendedorismo cultural é fortalecida pelo capital humano e pela oposição ao viés economicista predominante, que restringe o papel de um produtor cultural à mera realização de filmes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Ferreira Guerra, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretor de Empreendedorismo e Inovação na UFPE. Professor do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade e Turismo. Pesquisador de Empreendedorismo, Inovação, Cultura, Cidades, Turismo e Sociedade.

Fernando Gomes Paiva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Mestrado em Gestão Pública e Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão da UFPE. Pesquisador nas áreas de Empreendedorismo, Cultura, Inovação e Economia Criativa.

Herbert Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Consultor em gestão de inovação e Gestor de Produtos de Software.

Publicado

2025-07-28

Como Citar

1.
Guerra JRF, Paiva Júnior FG, Berenguer C. O Empreendedorismo Cultural no Cinema no Discurso de Produtores de Cinema no Estado de Pernambuco, Brasil. Organ. Soc. [Internet]. 28º de julho de 2025 [citado 28º de novembro de 2025];31(109). Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/51606

Edição

Seção

Artigos