O Empreendedorismo Cultural no Cinema no Discurso de Produtores de Cinema no Estado de Pernambuco, Brasil
Palavras-chave:
empreendedorismo cultural, produção fílmica, discurso, cinemaResumo
O empreendedorismo cultural é um fenômeno que se manifesta nas peculiaridades culturais das atividades de produtores que impactam a criação de artefatos simbólicos de natureza artística, com repercussões que transcendem o tipo de produção previsto pelo modelo clássico de empreendedorismo. O presente estudo tem como objetivo compreender as dinâmicas do empreendedorismo cultural no ambiente de produção cinematográfica de Pernambuco, em conformidade com o circuito da cultura. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com produtores audiovisuais pernambucanos, e um marco explicativo foi criado com base no circuito da cultura. O corpus compreende uma série de entrevistas com seis cineastas locais, analisadas à luz da análise do discurso francesa. Os artefatos simbólicos configuram-se por meio da representação de identidades emergentes relacionadas a pólos que se situam fora do mainstream da produção de mídia de massa no Brasil. A produção cinematográfica em Pernambuco envolve empreendedorismo cultural, evidenciando a relevância da produção fílmica dessa região. A geração de capital social pelo empreendedorismo cultural é fortalecida pelo capital humano e pela oposição ao viés economicista predominante, que restringe o papel de um produtor cultural à mera realização de filmes.
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