Investigando uma Tecnologia Social pela Perspectiva da Teoria Ator-Rede e Depois
Palavras-chave:
tecnologia social, teoria ator-rede, educação empreendedoraResumo
O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar as readequações sociotécnicas locais e a rede heterogênea envolvida na aproximação de uma tecnologia para o social a uma Tecnologia Social (TS) como construção social. Tecnologias como fundamento social, retratadas por meio de tecnologias sociais, evidenciam um modo de criar, desenvolver e implementar uma tecnologia voltada para resolução de problemas sociais. Observa-se, na América Latina, em especial no Brasil, duas visões usadas para caracterizar uma tecnologia social: (i) TS como construção social, em que a tecnologia é construída e/ou readequada mediante adequações sociotécnicas com a participação da comunidade local e (ii) tecnologia para o social, em que a tecnologia é transferida via programas, artefatos ou metodologias que melhoram a vida da comunidade auxiliada. Investigamos uma replicação de um programa de educação empreendedora para jovens em vulnerabilidade visto como uma tecnologia para o social, uma vez que o programa possui metodologia própria e não foi desenvolvido com a participação da comunidade envolvida. Adotamos como base teóricametodológica a Teoria Ator-Rede (TAR), na sua versão TAR e Depois (Actor Network Theory and After), baseada em três elementos: enactment, hinterland e ontologia política. Nossos resultados evidenciam pistas de como uma tecnologia para o social de educação empreendedora pode ser aproximada a uma TS como construção social, permitindo-nos a elaboração de dois pontos de discussão. Esses pontos constituem uma contribuição tanto para a teoria, pensando em agendas de pesquisas futuras, como para a prática de programas de tecnologia para o social, oferecendo oportunidades de adequações sociotécnicas que consideram o conhecimento local, o que promove uma transformação social. Além disso, outra contribuição teórica é ilustrar o uso de conceitos da TAR e Depois aos estudos de TS, atendendo a demandas de não empregar a TAR de maneira simplista, como uma mera ferramenta para estudar um artefato.
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