Por um novo marco analítico-conceitual para o campo da Tecnologia Social
Palavras-chave:
tecnologia social, extensão tecnológica, análise de experiências, políticas públicas, metodologia participativaResumo
Este artigo apresenta um arcabouço teórico para análise de experiências no campo da Tecnologia Social (TS). Para tal, utilizaram-se elementos identificados em uma revisão bibliográfica, reflexões
construídas a partir de espaços acadêmicos de intercâmbio no campo da TS e as experiências adquiridas na realização de projetos de extensão tecnológica. Iniciamos o artigo com uma introdução que busca destacar a relevância do tema. Em seguida, explicitando como o conceito de TS está em construção e a disputa que há em torno de sua definição, apresentamos uma revisão bibliográfica citando diferentes autores e trazendo uma síntese de artigos que buscaram caracterizar o campo, em um recorte bibliográfico feito a partir da base SciELO. Na seção seguinte, explicamos as bases metodológicas que nos guiaram no desenvolvimento deste artigo. Apresentamos então o elemento central deste artigo: a proposição de nove parâmetros para a análise de experiências que buscam alinhar-se aos princípios do campo da TS, explicitando os motivos dessa proposta e a abordagem que se pretende com ela. Finalizamos o artigo com as considerações finais, buscando denotar a importância de se construir um debate qualificado sobre isso nos dias atuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.