Por um novo marco analítico-conceitual para o campo da Tecnologia Social

Autores

Palavras-chave:

tecnologia social, extensão tecnológica, análise de experiências, políticas públicas, metodologia participativa

Resumo

Este artigo apresenta um arcabouço teórico para análise de experiências no campo da Tecnologia Social (TS). Para tal, utilizaram-se elementos identificados em uma revisão bibliográfica, reflexões
construídas a partir de espaços acadêmicos de intercâmbio no campo da TS e as experiências adquiridas na realização de projetos de extensão tecnológica. Iniciamos o artigo com uma introdução que busca destacar a relevância do tema. Em seguida, explicitando como o conceito de TS está em construção e a disputa que há em torno de sua definição, apresentamos uma revisão bibliográfica citando diferentes autores e trazendo uma síntese de artigos que buscaram caracterizar o campo, em um recorte bibliográfico feito a partir da base SciELO. Na seção seguinte, explicamos as bases metodológicas que nos guiaram no desenvolvimento deste artigo. Apresentamos então o elemento central deste artigo: a proposição de nove parâmetros para a análise de experiências que buscam alinhar-se aos princípios do campo da TS, explicitando os motivos dessa proposta e a abordagem que se pretende com ela. Finalizamos o artigo com as considerações finais, buscando denotar a importância de se construir um debate qualificado sobre isso nos dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Addor, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Professor adjunto e diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nides/UFRJ). Pesquisador-extensionista do Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec/UFRJ). Integrante da Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social - ABEPETS e da Rede Popular de Engenharia Oswaldo Sevá - REPOS. Organizou os 3 volumes do livro Tecnologia Social e Reforma Agrária Popular (2022; Editoras Unesp e Lutas Anticapital).

Wagner Ragi Curi Filho, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Administração pela EAESP/FGV na linha de pesquisa Estudos Organizacionais. Professor associado do Departamento de Engenharia de Produção do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Participante da Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social – ABEPETS e da Rede Popular de Engenharia Oswaldo Sevá – REPOS.

Publicado

2025-08-14

Como Citar

1.
Addor F, Ragi Curi Filho W. Por um novo marco analítico-conceitual para o campo da Tecnologia Social. Organ. Soc. [Internet]. 14º de agosto de 2025 [citado 27º de setembro de 2025];32(112). Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/58530

Edição

Seção

Artigos