Fofoca e conflitos como mecanismos de sociabilidade entre trabalhadores idosos: um estudo em um edifício residencial

Autores

Palavras-chave:

envelhecimento, trabalhadores idosos, sociabilidade, fofoca, conflitos

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a sociabilidade de porteiros idosos em um edifício residencial em Maringá, Paraná. Para isso, realizamos observações e entrevistas com os porteiros. Os resultados evidenciaram que o trabalho desses profissionais é configurado pela sociabilidade de fofoca e conflitos. A fofoca tem a função de otimizar e equilibrar o trabalho dos porteiros. E os conflitos demonstram o etarismo presente e a situação econômica precária no qual os porteiros idosos além do trabalho formal, precisam realizar serviços extras para suas subsistências. Esses resultados levam à contribuição teórica que reside em centralizar a sociabilidade de trabalhadores idosos em ambientes de portarias residenciais onde a fofoca e conflitos atuam como mecanismos de sociabilidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourival Ribeiro Chaves Júnior

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutorando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Marcio Pascoal Cassandre

Doutor em Administração pela Universidade Positivo, com pós-doutorado em Educação pela Aarhus University. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Experiência na área de Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Aprendizagem Organizacional, Metodologias Qualitativas de Pesquisa em Administração, além de desenvolver estudos teórico-empíricos sobre as Metodologias Intervencionistas de pesquisa em organizações.

Publicado

2025-08-07

Como Citar

1.
Ribeiro Chaves Júnior L, Pascoal Cassandre M. Fofoca e conflitos como mecanismos de sociabilidade entre trabalhadores idosos: um estudo em um edifício residencial. Organ. Soc. [Internet]. 7º de agosto de 2025 [citado 28º de novembro de 2025];32(111). Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/59383

Edição

Seção

Artigos