Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i2.12881Abstract
O trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em educação cujo foco está na formação docente em uma disciplina que discute relações de gênero, sexualidades e educação no currículo do curso de Pedagogia de uma universidade federal. A pesquisa se organiza a partir das produções geradas por essa disciplina, em especial das narrativas em diários de bordo que as estudantes produzem ao longo de cada semestre. Tomando como embasamento principal a perspectiva de estudos sobre as sexualidades e relações de gênero inspirados no referencial foucaultiano e pós-estruturalista, o trabalho problematiza a heteronormatividade a partir das narrativas dessas estudantes, supondo que os discursos são constituidores de sujeitos e de tecnologias de si. A discussão parte de problematizações sobre os modos como a disciplina evoca nas estudantes um pensar sobre si mesmas que afeta as relações sociais, usando o conceito de heteronormatividade e os modos pelos quais nos constituímos a partir dele. Tal proposta gera tensões no embate com a crença de que a heterossexualidade é a única possibilidade legítima de exercício da sexualidade. Assim, a formação docente é pensada como parte dos processos de subjetivação que podem constituir experiências de dessubjetivação e afetar as práticas pedagógicas, questionando a relação dos sujeitos com as sexualidades.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial License that allows the work to be shared with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal, but prohibits commercial use.
Authors are authorized to enter into separate additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal website) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes and increase the impact and citation of the published work (see The Effect of Open Access).