Corpos aliados em regime de precariedade: cartografias do desencantamento nas dissidências sexuais e de gênero nos Reisados em Juazeiro do Norte-CE
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i11.29307Resumen
Este texto procura articular nuances entre sexualidade, gênero e política no contexto da dança de Reisado na região do Cariri cearense. Através da teoria performativa da assembleia de Butler (2018) e dos processos de experimentação nas micropolíticas de gênero em Preciado (2018), pretende-se perceber a manifestação cultural como uma forma de performatividade corporificada plural, principalmente, diante do alinhamento das condições de precariedade da cultura popular com a articulação da emergência das performances das minorias sexuais e de gênero nos terreiros da dança. Nos rastros sentimentais de Rolnik (1989), desenha-se cartografias do desencantamento, para assim, por meio da pesquisa-intervenção, esmiuçar a noção de teatro como encantamento de Barroso (2013) a partir do direito de aparecer e da possível política de coligação na performance LGBT+. Considera-se a capacidade de desterritorialização dos corpos dissidentes, pelas transformações do desejo no campo social, em conduzir as apresentações de Reisado para uma política das ruas, no sentido de reconstruir imaginários e enunciados biotecnomágicos coligados em resistência a precariedade e as relações violentas, pois como explica Albuquerque Junior (1999), sobre masculinidade e nordestinidade, a violência aparece como discurso de legitimidade social. Dessa forma, percebe-se a tradição do Reisado como uma assembleia provisória e transitória, onde performances transviadas são requeridas e festejadas através dos improvisos das cenas do folguedo, principalmente, na reconstrução não violenta dos esquemas regulatórios das tradições através do corpo inventado nas artes do NordesteDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista Periódicus

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con la obra simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons Attribution Noncommercial que permite compartir la obra con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista, quedando prohibido su uso con fines comerciales.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y se les anima a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (véase El efecto del acceso libre).