Entre versos e correntes
a questão da bicicleta na poesia de Nicanor Parra
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v3i20.57394Resumo
O conceito de “carrocracia” (Trói, 2017) nos serve de plataforma para a problematização acerca dos aparatos de dominação neoliberal – centrados no individualismo radical, daí a dominância do automóvel particular na esteira do planejamento urbano sob a lógica rodoviarista – na era do Antropoceno e, por que não dizer, na era do Capitaloceno (Haraway, 2016). É dessa sorte que este estudo pretende investigar um aspecto da poesia do artista chileno Nicanor Parra a partir da visagem/símbolo da bicicleta: qual é o lugar que o modal ocupa nessa poética? Há, de maneira deliberada, um tensionamento entre linguagem e vida na reiterada representação do modal no transcorrer de sua obra? Na análise, integramos o repertório advindo da crítica literária (Campos, A. de; Gallardo, 2004; Grandón, 2014; Valverde, 2022) com os estudos urbanos (Carmelini; Mizoguchi, 2022), além das contribuições produzidas pela militância organizada pela bicicleta e pelo direito à cidade (Ludd, 2005; Furness, 2013; Augé, 2009).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Passos, Francisco Passos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).