Violência invisível
percursos das microagressões da etnia ao gênero
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v3i21.59696Resumo
O tema violência está em voga com suas diversas facetas. Com a popularização dos estudos das microagressões, se faz o questionamento: como se forjam estas pesquisas acerca das microagressões e qual as suas relevâncias? Este artigo busca analisar a evolução das pesquisas sobre microagressão e como se amplia sua temática. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, tendo como fontes de informação as bibliotecas digitais científicas como SciELO, Google Scholar e outros por artigos, livros e outras publicações sobre a temática. Como resultado, se percebe que as pesquisas com microagressões ainda estão se estruturando, destacando-se mais recentemente, por volta de 2010, sendo necessário maior debate quanto à estruturação e limitações da temática. Apesar de incialmente utilizada para compreender violências simbólicas relacionadas à etnia, microagressões também podem analisadas em outros temas, como gênero e sexualidade, de forma igualmente relevante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriel Ponce de Leão Lima Almeida, André Luiz Machado das Neves, Daniela dos Santos Dantas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).






