Violência invisível

percursos das microagressões da etnia ao gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v3i21.59696

Resumo

O tema violência está em voga com suas diversas facetas. Com a popularização dos estudos das microagressões, se faz o questionamento: como se forjam estas pesquisas acerca das microagressões e qual as suas relevâncias? Este artigo busca analisar a evolução das pesquisas sobre microagressão e como se amplia sua temática. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, tendo como fontes de informação as bibliotecas digitais científicas como SciELO, Google Scholar e outros por artigos, livros e outras publicações sobre a temática. Como resultado, se percebe que as pesquisas com microagressões ainda estão se estruturando, destacando-se mais recentemente, por volta de 2010, sendo necessário maior debate quanto à estruturação e limitações da temática. Apesar de incialmente utilizada para compreender violências simbólicas relacionadas à etnia, microagressões também podem analisadas em outros temas, como gênero e sexualidade, de forma igualmente relevante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Ponce de Leão Lima Almeida, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorando em Saúde Pública na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. Mestre em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas.

Daniela dos Santos Dantas, Universidade do Estado do Amazonas

Doutoranda em Saúde Pública na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. Mestra em Processos Psicossociais pela Universidade Federal do Amazonas.

André Luiz Machado das Neves, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Permanente da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas.

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Ponce de Leão Lima Almeida, G., dos Santos Dantas, D., & Machado das Neves, A. L. (2025). Violência invisível: percursos das microagressões da etnia ao gênero. Revista Periódicus, 3(21), 162–185. https://doi.org/10.9771/peri.v3i21.59696