Identidade em perspectiva

o lugar da criação artística independente para pessoas trans* brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.64638

Resumo

O objetivo deste artigo é contrapor duas diferentes perspectivas sobre a “identidade” trans*: uma sob a ótica médico-científica e, a outra, sob uma ótica crítica. Para tal, apresentamos, em primeiro momento, uma breve revisão bibliográfica acerca da constituição da categoria “transexual” no Ocidente, forjada sobretudo pelo saber médico-científico; em segundo momento, apresentamos uma perspectiva crítica inspirada nos estudos Queer para, enfim, em terceiro momento, interpretar trechos de entrevistas realizadas com cinco artistas trans* brasileiros, sob essa perspectiva crítica. O artigo aponta para a compreensão de que o lugar da criação artística independente pode ser visto como um processo de reconhecimento de si, de interpretação do mundo e de criação de laços e afetos favoráveis às suas existências, desempenhando processos de cuidado e de resistência dentro de uma perspectiva diferente da chamada identidade trans.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iago Marichi Costa, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Este trabalho é resultado de pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP – Bolsa 21/03932-8).

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Marichi Costa, I. (2025). Identidade em perspectiva: o lugar da criação artística independente para pessoas trans* brasileiras. Revista Periódicus, 1(22), 108–126. https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.64638

Edição

Seção

Fluxo contínuo