Empreendedores dos espaços públicos

Estratégias de uso, mercadorização e consumo em feiras gastronômicas e culturais na cidade de Salvador

Autores

  • Lucas Filipe Souza Coité Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo analisa as formas de apropriação dos espaços públicos de Salvador a partir das feiras gastronômicas e culturais “A Feira da Cidade” e “Salvador Boa Praça”. Considerando que elas atraem um considerável público e se apropriam das praças, parques e largos da cidade, engendrando um processo de mercantilização que utiliza, especialmente, as táticas (DE CERTEAU, 1988) e sentidos da “economia criativa” e do empreendedorismo, buscou-se compreender a possibilidade dessas ações estarem estabelecendo uma racionalidade neoliberal sobre os espaços públicos, reconfigurando as relações sociais e intersubjetividades (DARDOT; LAVAL, 2016). Para isso, executou-se (i) pesquisa bibliográfica – com a construção de modelo de análise –, (ii) observações diretas e participantes, (iii) geração de dados em meios digitais com auxílio de técnicas de WebScraping (FERNANDES, 2017) e, por fim, a (iv) análise qualitativa com o software Atlas.ti. Os resultados indicam que essa racionalidade permeia não apenas mercados e empresas, mas também as práticas individuais e os usos urbanos. Verifica-se uma predominância desses eventos em bairros de classe média/alta, com curadorias que alinham produtos e atrações aos consumidores “desejados”, funcionando também como incubadoras de novos empreendimentos. De maneira que as feiras transformam os espaços em lócus de empreendedorismo e mercantilização, reconstruindo interações sociais e convertendo cidadãos em consumidores e empreendedores. As empresas, por seu turno, veem um potencial econômico, aderindo à lógica proposta. As práticas empreendidas tendem a excluir a heterogeneidade do público e são marcadas pela mercadorização da cidade, refletindo uma lógica neoliberal que influencia a organização social e econômica do meio urbano.

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Biografia do Autor

Lucas Filipe Souza Coité, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Ciências Sociais no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (PPGCS/UFBA)

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Publicado

2025-11-03

Como Citar

Souza Coité, L. F. (2025). Empreendedores dos espaços públicos : Estratégias de uso, mercadorização e consumo em feiras gastronômicas e culturais na cidade de Salvador. Revista Prelúdios, 13(13). Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistapreludios/article/view/66075

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo