Lições Feministas: Uma epistemologia para além da categoria “Gênero”

Auteurs

  • Thasio Fernandes Sobral da Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.9771/rhufba.v12i1.70250

Résumé

Os estudos de gênero têm mobilizado uma série de interesses temáticos e têm se preocupado com a formulação de uma epistemologia que sirva de aporte para entender as dinâmicas em torno das camadas de gênero e seus aspectos relacionais. Este artigo elabora uma análise crítica de textos de três autoras basilares da epistemologia feminista. Busco, assim, evidenciar que as contribuições criadas no seio dos estudos de gênero podem servir de arsenal para a investigação de dinâmicas de poder intrínsecas às relações sociais e à constituição histórica. Para tanto, parto do estudo de três escritos: Gênero: uma categoria útil de análise histórica, de Joan Scott; Epistemologia feminista negra, de Patricia Collins; e, A mulher negra na sociedade brasileira: uma abordagem político-econômica, de Lélia Gonzáles. Almejo, através de uma análise crítica e contextual, criar pontes que possam servir para outros fazeres intelectuais no ofício da História.

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Publiée

2025-09-22