O templo egípcio como documento e as relações do espaço com as narrativas faraônicas: o exemplo de Karnak
Resumo
Buscamos demonstrar o caráter documental da arquitetura egípcia monumental para a arqueologia, utilizando como principal fonte o Templo de Karnak, no Egito, a partir das relações deste espaço com as narrativas faraônicas pretendidas para o momento político vigente. Para isso, utilizamos o recorte temporal o reinado de Séthi I. Este artigo foi desenvolvido a partir de um dos capítulos da dissertação de mestrado intitulada “A Sala Hipostila de Karnak: um ensaio de exegese sobre o poder faraônico e seus símbolos”, defendida no Museu Nacional do Rio de Janeiro (UFRJ), em março de 2023.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2025-11-05
Como Citar
Medeiros Lopes Peterson, M. C., Alfieri Gama Rolland, C. ., & Rodrigues-Carvalho, C. (2025). O templo egípcio como documento e as relações do espaço com as narrativas faraônicas: o exemplo de Karnak. Revista MAE/UFBA: Arqueologia, Etnologia E Museologia, 2. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/rmae/article/view/67544
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2025 Revista MAE/UFBA: Arqueologia, Etnologia e Museologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.