DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: NARRATIVAS DOCENTES SOBRE ESTUDANTES QUILOMBOLAS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS-BA
DOI:
https://doi.org/10.9771/ssc8202465563Palavras-chave:
Educação-escolar-quilombola, Estudantes-quilombolas, Prática-docente-antirracistaResumo
No que tange à questão racial no campo da Educação, ao longo dos séculos movimentos negros e antirracistas reivindicaram a inclusão das populações negras na escola, contudo somente no século XXI com as leis 10.639/03 e a 11.645/08, que se tornou obrigatório, trabalhar a história e cultura africana, afrobrasileira e indígena, no currículo escolar. É preconizado por essas leis que, é de responsabilidade dos docentes, desenvolver uma educação atenta as vivências históricas e culturais desses grupos, de forma a englobar nos conteúdos curriculares suas existências sociais e históricas. Assim, o presente trabalho, teve como objetivo conhecer as narrativas docentes sobre os estudantes oriundos da comunidade quilombola. Em relação à questão metodológica, trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Foi possível inferir com a pesquisa que ainda existe uma carência muito grande, referente à inclusão dos estudantes oriundos de comunidades quilombolas, no processo de ensino e aprendizagem, na prática docente. Uma educação escolar que contemple as vivências dos alunos quilombolas, é um tema urgente e necessário na agenda da Educação Básica. A questão racial precisa ser discutida na escola, o racismo precisa ser combatido, principalmente, nas séries dos anos iniciais pela sua repercussão no espaço social e familiar, desse modo, a escola poderá colaborara de forma significativa para que se possa desenvolver uma educação séria e antirracista.
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