Indícios da memória galega no acervo da biblioteca Nélida Piñon do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v7i0.65115Keywords:
collection development, Galician diaspora, memory; heritage, Nélida Piñon LibraryAbstract
O Rio de Janeiro é uma das quatro cidades brasileiras de maior imigração espanhola, sendo marcada pela presença da comunidade galega desde o final do século XIX. Nélida Piñon e Reynaldo Valinho Alvarez são escritores brasileiros de ascendência galega, cujas obras rementem às suas origens ancestrais. O presente trabalho tem como objetivo apresentar particularidades da Coleção Galega da Biblioteca Nélida Piñon do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, cujo propósito é reunir documentos referentes não somente à língua, literatura e cultura galega, como também à sua diáspora no Brasil. Esta coleção data de 2004, tendo sido estabelecida e desenvolvida conforme a Política de Desenvolvimento de Coleções da Rede de Bibliotecas do Instituto Cervantes – RBIC. Foi sendo ampliada, ao longo dos anos, com a aquisição de lançamentos anuais e por meio de doações de acervos particulares como a coleção do filólogo Adriano da Gama Kury, a do poeta Reynaldo Valinho Alvarez e a da escritora e acadêmica hispano-brasileira Nélida Piñon, que reúnem testemunhos da memória de suas vidas literárias e pessoais. Observa-se indícios de conexões literárias, profissionais e afetivas presentes entre estes três acervos, tais como as relações mantidas com escritores e filólogos na Galiza registradas em dedicatórias, edições únicas de relatos de imigrantes galegos e de estudiosos sobre o processo migratório galego ao Brasil. É possível verificar que o processamento técnico desta coleção permite conservar e preservar a memória coletiva da diáspora galega dentro de um dos “lugares de memória” que é a Biblioteca Nélida Piñon. A organização da informação, por meio da catalogação e da indexação, possibilita que as referências culturais estejam presentes e disponíveis no catálogo coletivo on-line da RBIC, cujo acesso digital é tanto local quanto global, ou seja, glocal. Trata-se de estudo de caso da Biblioteca Nélida Piñon com abordagem qualitativa. Constata-se que a Coleção Galega desenvolvida e disponibilizada pela Biblioteca Nélida Piñon constitui uma fonte de referência na área de estudos galegos no Brasil para pesquisadores, estudantes e demais interessados.
Downloads
References
ANDERSEN, Jack; SKOUVIG, Laura. The organization of knowledge caught between global structures and local meaning. Bingley: Emerald Publishing Limited, 2017.
INSTITUTO CERVANTES. El Instituto Cervantes. Disponível em: https://www.cervantes.es/sobre_instituto_cervantes/informacion.htm. Acesso em 20 nov. 2022.
INSTITUTO CERVANTES. Política de desarrollo de colecciones de la Red de Bibliotecas del Instituto Cervantes. 2009.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, dez. 1993, p.7-28.
NÚCLEO DE ESTUDOS GALEGOS. Universidade Federal Fluminense. Disponível em: http://www.nueg.uff.br/ Acesso em: 27 nov. 2022.
O PORTAL DA LÍNGUA GALEGA. Rede de centros de estudos galego. Disponível em: https://www.lingua.gal/o-galego/aprendelo/o-galego-no-exterior/lectorados/rede-de-centros-d e-estudos-galegos/brasil Acesso em: 26 nov. 2022.
PERES, Elena Pájaro. A inexistência da Terra Firme: a imigração galega em São Paulo, 1946-1964. São Paulo: Edusp, 2003.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.
PROGRAMA DE ESTUDOS GALEGOS UERJ. Disponível em:
https://www.facebook.com/estudosgalegosrj/ Acesso em: 27 nov. 2022.
UZÊDA, Pedro Camargo Rodrigues. Imigração galega: a construção da identidade aventureira e os caminhos para a Europa, Cuba, Argentina e Brasil. Revista Aedos, [S. l.],v. 13, n. 28, p. 764–803, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/108116 Acesso em: 27 nov. 2022
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Carlos Alberto Della Paschoa, Elisete de Sousa Melo, Marcelo Carneiro Ruas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.