Indícios da memória galega no acervo da biblioteca Nélida Piñon do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v7i0.65115Palavras-chave:
desenvolvimento de coleções, diáspora galega, memória, patrimônio, Biblioteca Nélida PiñonResumo
O Rio de Janeiro é uma das quatro cidades brasileiras de maior imigração espanhola, sendo marcada pela presença da comunidade galega desde o final do século XIX. Nélida Piñon e Reynaldo Valinho Alvarez são escritores brasileiros de ascendência galega, cujas obras rementem às suas origens ancestrais. O presente trabalho tem como objetivo apresentar particularidades da Coleção Galega da Biblioteca Nélida Piñon do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, cujo propósito é reunir documentos referentes não somente à língua, literatura e cultura galega, como também à sua diáspora no Brasil. Esta coleção data de 2004, tendo sido estabelecida e desenvolvida conforme a Política de Desenvolvimento de Coleções da Rede de Bibliotecas do Instituto Cervantes – RBIC. Foi sendo ampliada, ao longo dos anos, com a aquisição de lançamentos anuais e por meio de doações de acervos particulares como a coleção do filólogo Adriano da Gama Kury, a do poeta Reynaldo Valinho Alvarez e a da escritora e acadêmica hispano-brasileira Nélida Piñon, que reúnem testemunhos da memória de suas vidas literárias e pessoais. Observa-se indícios de conexões literárias, profissionais e afetivas presentes entre estes três acervos, tais como as relações mantidas com escritores e filólogos na Galiza registradas em dedicatórias, edições únicas de relatos de imigrantes galegos e de estudiosos sobre o processo migratório galego ao Brasil. É possível verificar que o processamento técnico desta coleção permite conservar e preservar a memória coletiva da diáspora galega dentro de um dos “lugares de memória” que é a Biblioteca Nélida Piñon. A organização da informação, por meio da catalogação e da indexação, possibilita que as referências culturais estejam presentes e disponíveis no catálogo coletivo on-line da RBIC, cujo acesso digital é tanto local quanto global, ou seja, glocal. Trata-se de estudo de caso da Biblioteca Nélida Piñon com abordagem qualitativa. Constata-se que a Coleção Galega desenvolvida e disponibilizada pela Biblioteca Nélida Piñon constitui uma fonte de referência na área de estudos galegos no Brasil para pesquisadores, estudantes e demais interessados.
Downloads
Referências
ANDERSEN, Jack; SKOUVIG, Laura. The organization of knowledge caught between global structures and local meaning. Bingley: Emerald Publishing Limited, 2017.
INSTITUTO CERVANTES. El Instituto Cervantes. Disponível em: https://www.cervantes.es/sobre_instituto_cervantes/informacion.htm. Acesso em 20 nov. 2022.
INSTITUTO CERVANTES. Política de desarrollo de colecciones de la Red de Bibliotecas del Instituto Cervantes. 2009.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, dez. 1993, p.7-28.
NÚCLEO DE ESTUDOS GALEGOS. Universidade Federal Fluminense. Disponível em: http://www.nueg.uff.br/ Acesso em: 27 nov. 2022.
O PORTAL DA LÍNGUA GALEGA. Rede de centros de estudos galego. Disponível em: https://www.lingua.gal/o-galego/aprendelo/o-galego-no-exterior/lectorados/rede-de-centros-d e-estudos-galegos/brasil Acesso em: 26 nov. 2022.
PERES, Elena Pájaro. A inexistência da Terra Firme: a imigração galega em São Paulo, 1946-1964. São Paulo: Edusp, 2003.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.
PROGRAMA DE ESTUDOS GALEGOS UERJ. Disponível em:
https://www.facebook.com/estudosgalegosrj/ Acesso em: 27 nov. 2022.
UZÊDA, Pedro Camargo Rodrigues. Imigração galega: a construção da identidade aventureira e os caminhos para a Europa, Cuba, Argentina e Brasil. Revista Aedos, [S. l.],v. 13, n. 28, p. 764–803, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/108116 Acesso em: 27 nov. 2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Alberto Della Paschoa, Elisete de Sousa Melo, Marcelo Carneiro Ruas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.