Práticas pedagógicas na educação infantil para formação do leitor: salas de leitura
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v8i0.65593Keywords:
Early Childhood Education. Reading room. Reader trainingAbstract
O presente trabalho apresenta os resultados oriundos de pesquisa-ação realizada em uma escola de Educação Infantil em Porto Velho - RO, na qual foi identificada a falta do acesso aos livros e rotinas escolares que não promoviam a inserção das crianças no mundo da leitura. Diante da falta de bibliotecas, muitas instituições adotam as Salas de Leitura como um recurso pedagógico para implementar projetos que incentivam o hábito de ler, encontrando assim uma forma eficaz de dinamizar esse espaço e promover interações entre os diversos usuários. Para fundamentar a pesquisa e a abordagem frente a Sala de Leitura, foram utilizados os autores Corsino (2010), Travassos (2018), Morais (1996), Martins (2006), Balça; Azevedo; Barros (2017), Sandroni; Machado (1991), Souza e Santos (2011), Santos, Oliveira e Pereira (2022). A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação com intervenção pedagógica, enfocando uma abordagem qualitativa. O trabalho foi desenvolvido em uma escola da Rede Municipal, situada na Zona Leste da cidade. Para a realização das ações, foram conduzidas entrevistas com professores e gestores escolares, além de atividades pedagógicas integradoras realizadas na Sala de Leitura com as crianças, o que possibilitaram a mudança não só da visão das professoras quanto a Sala de Leitura, mas também favoreceram um ambiente rico, criativo e repleto de imaginação para que as crianças pudessem se expressar, desenvolver o contato com os livros e seus processos de ensino e aprendizagem significativos.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, Cinthia Silva de. Os acervos, os espaços e os projetos de leitura em instituições públicas de educação infantil do Recife. 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, 2013.
AFONSO, Maria Lucia; ABADE, Flávia Lemos. Para reinventar as rodas. Horizonte: RECIMAM, 2008. Disponível em: https://www.ufpb.br/redepopsaude/contents/biblioteca-1/para-reinventar-a-roda/para_reinventar_as_rodas.pdf. Acesso em: 10 set. 2024.
BAJARD, Elie. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2014.
BALÇA, Ângela Maria Franco Martins de Paiva; AZEVEDO, Fernando José Fraga de; BARROS, Lúcia Maria Fernandes Rodrigues. A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura. Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, p. 713-727, 2017. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/21635/1/Bal%C3%A7a%2C%20Azevedo%20%26%20Barros_2017.pdf. Acesso em: 17 ago. 2024.
BECKER, Caroline da Rosa Ferreira e; GROSCH, Maria Selma. A formação do leitor através das bibliotecas: o letramento e a ciência da informação como pressupostos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 35-45, 2008. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/59/79. Acesso em: 07 ago. 2024.
BELINKY, Tatiana. A cesta da Dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2012.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez e Sara Bahia dos Santos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BUCHWEITZ, Donaldo. Os Três Porquinhos. São Paulo: Ciranda Cultural, 2018.
CORSINO, Patrícia. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. p. 183-204. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino – Capítulo 10, v. 20).
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos, 74).
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo: Unesp, 1996.
PATTE, Geneviève. Deixem que leiam. Rio de Janeiro: Rocco, 2012.
PIMENTEL, Claudia. Espaços de livro e leitura: um estudo sobre as Salas de Leitura de escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. 2011. 264 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.
SANTOS, Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Camila Rezende; PEREIRA, Silvânia Santos. A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura. Cadernos da Fucamp, v. 21, n. 53, p. 100-113, 2022. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2847. Acesso em: 12 jun. 2024.
SANDRONI, Laura C.; MACHADO, Luiz Raul. A criança e o livro: guia prático de estímulo à leitura. 3. ed. São Paulo: Ática, 1991.
SILVA, Claudia Aparecida do Nascimento e. Práticas de leitura e suas contribuições para o letramento literário: um estudo com crianças de 05 e 06 anos. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2016.
SOUZA, Sirlene Vieira de; SANTOS, Luzia Oliva Aparecida dos. A prática da leitura de histórias na Educação Infantil. Eventos Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 230-238, 2011. DOI: 10.30681/reps.v2i2.9108. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9108. Acesso em: 05 out. 2024.
SOUZA, Lilian Silva de Lucas de. A leitura e a escrita na primeira etapa da educação infantil: os discursos e as práticas pedagógicas. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.
TOLEDO, Renata Ferraz de; JACOBI, Pedro Roberto. Pesquisa-ação e educação: compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Educação e Sociedade, v. 34, n. 122, p. 155-173, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/873/87326413014.pdf. Acesso em: 05 out. 2024.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TRAVASSOS, Sônia. Concepções, funções e práticas de salas de leitura de escolas da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Jussara Santos Pimenta, Ana Cristina Spanhol

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.