SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: QUALIDADE DE VIDA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Auteurs

  • Nandiara Dall Acqua Pereira Perícia Oficial de Identificação Técnica
  • Ana Maria Pujol Vieira dos Santos Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Eliane Fraga da Silveira Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Mots-clés :

Qualidade de vida, Enfermagem em Emergência, Serviço Hospitalar de Emergência, COVID-19

Résumé

Os enfermeiros que atuam na urgência e emergência desempenham um papel importante no sistema de saúde, sendo essenciais para garantir que os pacientes recebam atendimento de qualidade em momentos críticos. Objetivo: avaliar a qualidade de vida (QV) dos profissionais de enfermagem do setor de emergência, enfermaria COVID e UTI COVID em um hospital no Norte do Mato Grosso. Método: pesquisa quantitativa, analítica e exploratória. Dois instrumentos (socioprofissional e WHOQOL-Bref) foram aplicados nos meses de fevereiro e março de 2022 numa amostra de 30 profissionais. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Luterana do Brasil (CAAE- 53146721.1.0000.5349). Resultados: a QV foi satisfatória (66,7). Entre os respondentes, foi encontrada uma relação positiva com a idade e o domínio psicológico (r=0,409; p=0,025) e uma associação da QV com a carga horária semanal e a qualidade do atendimento ao usuário (p<0,05). Além disso, os profissionais que atuavam na enfermaria, que se sentiam menos competentes tecnicamente e que não souberam agir em várias situações de emergência apresentaram QV mais baixa (p<0,05). Conclusão: a pesquisa identificou vulnerabilidades encontradas nos profissionais que atuam nos setores de urgência e emergência de um hospital. As instituições de saúde devem proporcionar ações e programas que visem o bem-estar destinados aos profissionais que atuam nestes setores, visto que estes são fundamentais para salvar vidas e proporcionar cuidados de alta qualidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Nandiara Dall Acqua Pereira, Perícia Oficial de Identificação Técnica

Mestre em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Ana Maria Pujol Vieira dos Santos, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora, Orientadora do Programa de Pós-graduação em Promoção a Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade da Universidade Luterana do Brasil, Canoas.

Eliane Fraga da Silveira, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora, Orientadora do Programa de Pós-graduação em Promoção a Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade da Universidade Luterana do Brasil, Canoas.

Téléchargements

Publiée

2025-09-22

Comment citer

Pereira, N. D. A. ., Pujol Vieira dos Santos, A. M. ., & Silveira, E. F. da. (2025). SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: QUALIDADE DE VIDA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM . Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 24(2), 496–502. Consulté à l’adresse https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/56708