SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: QUALIDADE DE VIDA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Nandiara Dall Acqua Pereira Perícia Oficial de Identificação Técnica
  • Ana Maria Pujol Vieira dos Santos Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Eliane Fraga da Silveira Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Enfermagem em Emergência, Serviço Hospitalar de Emergência, COVID-19

Resumo

Os enfermeiros que atuam na urgência e emergência desempenham um papel importante no sistema de saúde, sendo essenciais para garantir que os pacientes recebam atendimento de qualidade em momentos críticos. Objetivo: avaliar a qualidade de vida (QV) dos profissionais de enfermagem do setor de emergência, enfermaria COVID e UTI COVID em um hospital no Norte do Mato Grosso. Método: pesquisa quantitativa, analítica e exploratória. Dois instrumentos (socioprofissional e WHOQOL-Bref) foram aplicados nos meses de fevereiro e março de 2022 numa amostra de 30 profissionais. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Luterana do Brasil (CAAE- 53146721.1.0000.5349). Resultados: a QV foi satisfatória (66,7). Entre os respondentes, foi encontrada uma relação positiva com a idade e o domínio psicológico (r=0,409; p=0,025) e uma associação da QV com a carga horária semanal e a qualidade do atendimento ao usuário (p<0,05). Além disso, os profissionais que atuavam na enfermaria, que se sentiam menos competentes tecnicamente e que não souberam agir em várias situações de emergência apresentaram QV mais baixa (p<0,05). Conclusão: a pesquisa identificou vulnerabilidades encontradas nos profissionais que atuam nos setores de urgência e emergência de um hospital. As instituições de saúde devem proporcionar ações e programas que visem o bem-estar destinados aos profissionais que atuam nestes setores, visto que estes são fundamentais para salvar vidas e proporcionar cuidados de alta qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nandiara Dall Acqua Pereira, Perícia Oficial de Identificação Técnica

Mestre em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Ana Maria Pujol Vieira dos Santos, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora, Orientadora do Programa de Pós-graduação em Promoção a Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade da Universidade Luterana do Brasil, Canoas.

Eliane Fraga da Silveira, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora, Orientadora do Programa de Pós-graduação em Promoção a Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade da Universidade Luterana do Brasil, Canoas.

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

Pereira, N. D. A. ., Pujol Vieira dos Santos, A. M. ., & Silveira, E. F. da. (2025). SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: QUALIDADE DE VIDA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM . Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 24(2), 496–502. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/56708