Saúde Mental dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Gaivota - SC durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i2.58538Palabras clave:
Saúde mental, Pandemia, Covid-19, Profissionais da saúdeResumen
Introdução: A pandemia por Sars-Cov-2 trouxe grandes mudanças e impactos na vida das pessoas; entre os profissionais da saúde tais impactos tomaram uma proporção ainda maior, enfrentando sentimentos de incerteza. Por isso, o objetivo do presente estudo foi avaliar a saúde mental dos profissionais durante a pandemia de Covid-19 em um município do sul do Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, realizado com profissionais de diversas áreas de atuação da Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Gaivota - SC, durante o mês de outubro de 2022. Realizou-se análises descritivas das variáveis de saúde mental estudadas, bem como as características sociodemográficas e comportamentais dos profissionais, apresentadas através das frequências absoluta (n) e relativa (%). Resultados: Estudou-se 72 profissionais, sendo que 50% apresentou sintomas depressivos e 36,1% tinham estresse. O sentimento de tristeza e o medo associado à Covid-19 estiveram presentes em 20% dos profissionais e 15,3% profissionais referiram ideação suicida. Aproximadamente um terço deles faziam uso de psicotrópicos, sendo que 39,1% começaram o uso durante a pandemia. O consumo de bebida alcoólica esteve presente em 61,1% dos profissionais, e desses, cerca de um terço reportou aumento no consumo durante a pandemia. Referente ao tabagismo, 12,5% dos profissionais eram fumantes e 5,6% deles relataram aumento durante a pandemia. Conclusão: A pandemia de Covid-19 trouxe impactos na saúde mental dos profissionais estudados. Diante disso, há necessidade de suporte a estes profissionais, tornando necessária a criação de políticas públicas voltadas ao cuidado integral dos profissionais com ênfase na saúde mental.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Ciências Médicas e Biológicas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.