Saúde Mental dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Gaivota - SC durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i2.58538Palavras-chave:
Saúde mental, Pandemia, Covid-19, Profissionais da saúdeResumo
Introdução: A pandemia por Sars-Cov-2 trouxe grandes mudanças e impactos na vida das pessoas; entre os profissionais da saúde tais impactos tomaram uma proporção ainda maior, enfrentando sentimentos de incerteza. Por isso, o objetivo do presente estudo foi avaliar a saúde mental dos profissionais durante a pandemia de Covid-19 em um município do sul do Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, realizado com profissionais de diversas áreas de atuação da Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Gaivota - SC, durante o mês de outubro de 2022. Realizou-se análises descritivas das variáveis de saúde mental estudadas, bem como as características sociodemográficas e comportamentais dos profissionais, apresentadas através das frequências absoluta (n) e relativa (%). Resultados: Estudou-se 72 profissionais, sendo que 50% apresentou sintomas depressivos e 36,1% tinham estresse. O sentimento de tristeza e o medo associado à Covid-19 estiveram presentes em 20% dos profissionais e 15,3% profissionais referiram ideação suicida. Aproximadamente um terço deles faziam uso de psicotrópicos, sendo que 39,1% começaram o uso durante a pandemia. O consumo de bebida alcoólica esteve presente em 61,1% dos profissionais, e desses, cerca de um terço reportou aumento no consumo durante a pandemia. Referente ao tabagismo, 12,5% dos profissionais eram fumantes e 5,6% deles relataram aumento durante a pandemia. Conclusão: A pandemia de Covid-19 trouxe impactos na saúde mental dos profissionais estudados. Diante disso, há necessidade de suporte a estes profissionais, tornando necessária a criação de políticas públicas voltadas ao cuidado integral dos profissionais com ênfase na saúde mental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Médicas e Biológicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.