Fatores associados a cobertura vacinal para hepatite B em crianças e adolescentes com diabetes melito tipo 1 em dois hospitais públicos de referência em endocrinologia pediátrica em Salvador, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i3.60264Palabras clave:
Adolescente, Criança, Cobertura vacinal, Diabetes mellitus tipo 1, ImunizaçãoResumen
Objetivos: Avaliar os fatores associados a cobertura vacinal para hepatite B em crianças e adolescentes com diabetes melito tipo 1 (DM1). Métodos: Estudo epidemiológico, transversal, constituído por 81 crianças/adolescentes com DM1. A coleta de dados ocorreu entre abril e agosto (2019), nos Ambulatórios de Endocrinologia Pediátrica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e Hospital Professor Edgar Santos (HUPES), em Salvador-BA. Foi aplicado um questionário estruturado relacionado às características sociodemográficas e cobertura vacinal, obtendo-se também informações do prontuário. Calculou-se a prevalência da cobertura vacinal da população estudada e os fatores associados à vacinação para hepatite B. Resultados: Das 81 crianças e adolescentes, 53% (43) era do sexo masculino. A maioria, 90% (N:73), era acompanhada pelas suas mães, pais/responsáveis das crianças/adolescentes e relataram ter recebido orientação de um profissional de saúde sobre imunização. Os pais/responsáveis das crianças/adolescentes, que relataram que a vacinação é desnecessária, apresentaram maior chance de obterem uma cobertura vacinal desfavorável para seus filhos. Das 81 crianças e adolescentes do estudo, 43 eram acompanhadas no HGRS destas, 31 (72,1%) obtiveram esquema completo de vacinação para hepatite B; e 38 crianças e adolescentes eram acompanhados no HUPES, das quais 30 (78,95) também apresentaram o esquema completo da vacinação para hepatite B. Conclusão: A cobertura vacinal para hepatite B foi satisfatória. Os principais fatores de interferência na cobertura vacinal para hepatite B em crianças e adolescentes com DM1 foram relacionados à orientação vacinal, conhecimento dos pais ou responsáveis em relação a vacinas e o sistema de saúde e a fatores socioeconômicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.