“Nat”, da Natura – o papel da assistente virtual na comunicação imersiva digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i0.67441

Palavras-chave:

Comunicação Digital, Experiências Imersivas, Assistente Virtual, Redes Sociais, Marcas Humanizadas

Resumo

A partir da proposta de uma matriz de comunicação imersiva digital, que alinha o mapa noturno “sensorium”, de Martín-Barbero, com os elementos da experiência imersiva, de Kotler, Kartajaya e Setiawan, o objetivo deste estudo é mapear as interações digitais utilizadas pela assistente virtual Nat, da marca Natura, para compreender sua capacidade de gerar comunicação imersiva para os seguidores da marca, oferecendo, a partir dessa análise, propostas de aprimoramento na comunicação. Optou-se pela pesquisa descritiva e qualitativa, com o método de estudo de caso. Os dados foram coletados por observação netnográfica das plataformas digitais da Natura, centrada nos posts que incluem a assistente virtual. Os resultados evidenciam que Nat está presente em várias plataformas, mas seu potencial de comunicação imersiva está subutilizado, com poucas interações de conteúdo direto. Embora a marca use todos os elementos da comunicação imersiva digital (multissensorialidade, interatividade, facilidade tecnológica e storytelling), que são integrados de maneira coesa, a participação ativa dos seguidores e a personalização em tempo real são limitadas. Recomenda-se maior protagonismo de Nat e exploração de mais recursos multimídia para aprimorar a experiência.

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Biografia do Autor

Luciane Pereira Viana, Universidade FEEVALE

Pós-doutora em Administração. Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE. Professora na Faculdade IENH.

Dusan Schreiber, Universidade FEEVALE

Doutor em Administração pela UFRGS. Docente permanente nos Programas Qualidade Ambiental e Indústria Criativa, e do Mestrado em Administração, da Universidade FEEVALE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPQ, Nível 2.

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Publicado

2025-09-16

Como Citar

Viana, L. P., & Schreiber, D. (2025). “Nat”, da Natura – o papel da assistente virtual na comunicação imersiva digital. Contemporanea, 23(1). https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i0.67441

Edição

Seção

Artigos