Construindo imagens de som & fúria: Considerações sobre o conceito de performance na análise de videoclipes // BUILDING SOUND & FURY PICTURES: CONSIDERATIONS ABOUT PERFORMANCE IN MUSIC VIDEO ANALYSIS
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i2.10721Keywords:
videoclipe, performance, canção popularAbstract
O artigo se propõe a discutir o conceito de performance, a partir da perspectiva de Paul Zumthor e de Simon Frith, como base para a análise de videoclipes. O intuito é reconhecer a complexidade que a noção de performance possui e realizar um enquadramento conceitual para o tratamento discursivo de expressões do terreno musical. Postula-se que o videoclipe é uma camada performática sobre a canção que o origina possibilitando o reconhecimento de corporalidades que se traduzem em disposições audiovisuais. Videoclipes seriam, portanto, materializações de gestos, formas de dançar e agir dos corpos dos artistas que os originam.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.